Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Nos penais, Complexo Mangueirinha é campeão da Copa UPP

Em partida dramática, equipe busca empate em 2 a 2 após ver Vila Kenedy abrir dois gols de vantagem e triunfa nas cobranças de pênalti neste sábado, na Gávea. Caju fica em terceiro

Escrito por

A conquista da primeira edição da Copa UPP ficou nas mãos do Complexo Mangueirinha. Organizada pela Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer com o intuito de utilizar o esporte como integração entre comunidades do Rio de Janeiro e policiais militares, a competição viu a equipe de Duque de Caxias levar a melhor sobre a Vila Kenedy nos pênaltis, por 4 a 2, após um empate em 2 a 2 no tempo normal, na Gávea. Na disputa de terceiro lugar, o Caju derrotou o Coroa/Fallet e Fogueteiro por 3 a 1, também no estádio do Flamengo.  


A Vila Kenedy abriu uma vantagem de dois gols logo no primeiro tempo, com Rodrigo Castro marcando duas vezes. Porém, o Complexo da Mangueirinha reagiu, arrancou um empate em 2 a 2 e levou o jogo para os pênaltis. Nas cobranças, garantiu o triunfo por 4 a 2.

Capitão da Mangueirinha, Soldado Santoro destacou a maneira como a equipe obteve o título invicto, e exaltou a ação da Secretaria de Estado:

- Foi resultado de muito trabalho. Nossa comunidade é conhecida por ter bons jogadores. Por isso, fizemos uma peneira e escolhermos os melhores. Toda terça e quinta, o time se reunia para treinar na Vila Olímpica. Começamos bem a competição e mantivemos o nível até a final. Foi muito bom disputar a Copa UPP, pois mostrou que a comunidade pode viver em paz.

Na decisão do terceiro lugar, o Caju derrotou o Coroa/Fallet e Fogueteiro. Orlando Silva (2) e Daniel de Jesus marcaram para a equipe, e Marcos Pereira descontou.

O secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, Marco Antônio Cabral, exaltou a maneira como transcorreu a primeira edição da Copa UPP. Em seguida, revelou os planos de torná-la ainda maior para a próxima temporada:

- Queria agradecer a motivações dos atletas, das comissões técnicas e das comunidades. Tivemos 35 times envolvidos na competição, o que comprova que a Copa UPP foi um enorme sucesso. Para o ano que vem, já estamos planejando aumentar e incluir, além do futebol feminino, mais uma modalidade: o vôlei. O objetivo é integrar cada vez mais os moradores e o poder público através do esporte.

O incentivo à educação marcou o encerramento da competição. Como premiação, os atletas que foram campeões, vice-campeões e terceiros terão bolsa de estudos na Universidade Estácio de Sá.