Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Villarreal sai na frente do Sparta por vaga na semi da Liga Europa

Bakambu, agora vice-artilheiro da competição com sete gols, marcou os gols do Submarino Amarelo. Time da República Tcheca perdeu a invencibilidade na competição

      Bakambu celebra no El Madrigal. Ele marcou os dois gols do Villarreal contra o Sparta (Foto: Jose Jordan / AFP)
Escrito por

O Villarreal saiu em vantagem por uma vaga nas semifinais da Liga Europa. O quarto colocado do Campeonato Espanhol justificou o favoritismo diante do até então invicto Sparta Praga e derrotou a equipe da República Tcheca por 2 a 1, nesta quinta, no El Madrigal, pelo jogo de ida das quartas de final da competição. Bakambu, agora vice-artilheiro da Liga com sete gols, marcou os dois gols do Villarreal.

Com o triunfo diante do seu torcedor, o Villarreal joga por um empate na próxima quinta, dia 14, para ir à semifinal da Liga Europa ou em caso de derrota por um gol de diferença, desde que seja a partir de 3 a 2. Já o Sparta Praga avança caso vença por 1 a 0 – por conta do gol marcado na Espanha – ou por qualquer triunfo por dois ou mais gols de diferença.

PRÓXIMOS JOGOS

O Villarreal volta a atuar no próximo domingo, quando receberá o Getafe, no El Madrigal, pela 32ª rodada do Campeonato Espanhol. O time ocupa a quarta colocação e vai se garantindo na última fase de play-offs da próxima Liga dos Campeões. Já o Sparta Praga, vice-líder do Campeonato Tcheco, receberá o Jablonec, um dia antes, pela 24ª rodada da competição. O time vai se garantindo na terceira rodada do play-off.

VILLARREAL SAI NA FRENTE, MAS SPARTA EMPATA

O Sparta Praga que surpreendeu ao eliminar a Lazio com direito e goleada em Roma e vinha invicto na Liga Europa ao longo dos 12 jogos feitos garantiu o primeiro gol ao Villarreal logo aos três minutos. O goleiro Bicik recebeu um recuo, mas finalizou em cima de Bakambu, que marcou pela sexta vez em dez jogos na competição. Melhor presente impossível para o Submarino Amarelo.

Com mais posse de bola, volume de jogo e em vantagem, o Villarreal passou a ter um rival atuando com uma linha de cinco na defesa e oferecendo seu campo. As chances de gol foram aumentando com o passar do tempo. Castillejo, Soldado e Bakambu desperdiçaram boas oportunidades diante de um Sparta Praga que levava perigo ocasionalmente graças, principalmente graças a Konate. Eis que, aos 49 do primeiro tempo, o time tcheco foi eficaz. Cobrança de escanteio, falha de Mario Gaspar na marcação e cabeçada de Brabec.

       Sparta marcou com o zagueiro Brabec (Foto: Jose Jordan / AFP)

SUPERIOR, VILLARREAL CONFIRMA A VITÓRIA

Superior no primeiro tempo, o Villarreal voltou para a etapa final com uma postura ofensiva, tentando envolver o Sparta desde os primeiros minutos. Mario Gaspar acertou o travessão logo com um minuto. Era o prenúncio da pressão do time da casa. O gol que fez justiça ao bom desempenho do time veio aos 19. A boa trama iniciada por Bruno Soriano e que passou por Denis Suárez terminou com a finalização de Bakambu, que passa a dividir a vice-artilharia da Liga Europa com Aubameyang, do Borussia Dortmund. Ambos somam sete gols.

O Sparta Praga não mostrou repertório suficiente para buscar novo empate no El Madrigal. Já o Villarral seguiu superior. Denis Suárez, chamando a responsabilidade para si, fez ótima jogada e deixou Bakambu na boa para um hat-trick. Mas, desta vez, o goleiro Bicik fez a sua parte.  Apesar da maior posse de bola na etapa final (62% contra 38%) e de outras nove finalizações, contra apenas uma do Sparta, o Villarreal não conseguiu ampliar. A vantagem poderia ter sido maior, o que deixa o time da República Tcheca com boas chances de buscar a classificação.

FICHA TÉCNICA
VILLARREAL (ESP) 2 X 1 SPARTA PRAGA (RTC)


Local: Estádio El Madrigal, Vila-real (ESP)
Data-horário: 7/4/2016 – 16h05
Árbitro: Ovidiu Haţegan (ROM)
Auxiliares: Octavian Șovre (ROM) e Sebastian Gheorghe (ROM)
Cartões amarelos: Jaume Costa (VIL); Brabec, Matejovsky e Nhamoinesu Costa (SPA)
Cartões vermelhos: Não houve.

Gols: Bakambu, 3'/1ºT(1-0); Brabec, 49'/1ºT(1-1) e Bakambu, 19'/2ºT(2-1).

VILLARREAL (ESP): Asenjo, Mario Gaspar, Bailly, Ruiz e Jaume Costa (Marin, 32'/2ºT); Bruno Soriano, Trigueros, Denis Suárez e Castillejo (Léo Baptistão, 17'/2ºT); Bakambu (Adrian, 38'/2ºT) e Soldado – Técnico: Marcelino García Toral.

SPARTA PRAGA (RTC):
Bicik, Brabec, Holek (Kovac, 28'/1ºT) e Nhamoinesu Costa; Dockal, Marecek, Matejovsky (Lafata, 43'/2ºT), Frydeck e Krejci; Konate e Julis (Fatai, 28'/2ºT) – Técnico: Zdenek Scasny.