Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Revelado pelo São Paulo, Flávio Paulino comemora chances e momento no futebol europeu

Atleta passou por clubes do interior paulista, Bulgária e hoje atua em Portugal

Flavio Paulino foi revelado na base do São Paulo (Foto: Divulgação)
Escrito por

O meia Flavio Paulino passou sete anos nas categorias de base do São Paulo, de 2003 a 2013. Como muitos outros garotos, ele não teve chance de atuar pelo time profissional do tricolor, sendo emprestado para Colo-Colo, da Bahia, Bragantino e São Carlos. Hoje com 26 anos, ele é um dos sete brasileiros do Sporting Covilhã, da segunda divisão Portuguesa.

Apesar da vontade de ter dado certo no São Paulo, Flávio reconhece que o nível do elenco daquela época era muito alto, dificultando as oportunidades dadas aos jovens da base.

- Naquela época, o São Paulo era tricampeão brasileiro e campeão da Libertadores e Mundial. Então, aquele time vice da Copa São Paulo de Juniores de 2007 não teve chances. A exceção foi o zagueiro Breno. Então creio que no momento certo para ser lançado a equipe principal estava com muitos jogadores renomados, disse o meia, que sofreu uma grave lesão no tornozelo e passou quando o ano inteiro de 2008 em recuperação.

Percebendo a falta de espaço, Flávio foi emprestado para Colo-Colo, Bragantino e São Carlos até que seu vínculo com o tricolor terminasse. Sem contrato, ele negociou com o Paulista de Jundiaí, onde disputou o estadual. Após o torneio, o jogador teve sua primeira experiência fora do país, quando acertou com o Lokomotiv, da Bulgária.


- A vida na Bulgária foi complicada. Os costumes e a língua são muito diferentes. Então a adaptação foi difícil por não entender o que era pedido pelo treinador e o que era pra ser feito, falou. Após seis meses, Flávio chegou ao Sporting Covilhã.

Na primeira temporada pelo time verde, Flávio atuou em 15 partidas, ajudando a equipe a brigar pelo acesso. Com 80 pontos, o Sp. Covilhã não subiu à elite pelo critério de desempate. Já na atual temporada as coisas são diferentes. Com 24 clubes, o time de Flávio Paulino está na 20ª posição.

- O planejamento foi pra estar brigando na parte de cima da tabela. E com certeza a equipe pode mais e estará brigando na parte de cima. Atravessamos uma fase inicial complicada por mudanças no elenco, a tendência é subir cada vez mais, analisou Flávio, que soma seis jogos na Liga e um na Taça de Portugal e tem contrato até junho de 2016.