Autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, esse texto não reflete necessariamente a opinião do Lance!
Dia 18/09/2025
21:54
Atualizado há 2 minutos
Compartilhar

A primeira rodada da Champions League 25/26 teve 18 partidas de um futebol ofensivo e com muitos gols. Apenas a partida entre Olympiakos da Grécia e o estreante Pafos do Chipre terminou no 0 a 0. Nas outras 17 partidas, tivemos 67 gols marcados, com uma média absurda de 3,9 gols por partida. Com times tão goleadores, quais os favoritos para vencer a Champions?

Se levarmos em consideração que 67% dos jogos terminaram com ambas equipes marcando pelo menos 1 gol, e se essa média for mantida, teremos a Champions mais goleadora da história. E isso faz com que as previsões de favoritismo tenham mais dificuldade de serem certas. Pois se falamos de que os ataques estão marcando muito, também é verdade que as defesas estão sofrendo bastante.

Os suspeitos de sempre

Uma coisa no futebol é imutável: sempre vamos entender que os maiores (e os mais ricos) clubes são favoritos em qualquer competição, de um estadual à Champions. Então, mesmo que Xabi Alonso esteja começando o seu trabalho agora, quem ousaria discordar do favoritismo do Real Madrid? Pois o supercomputador da Opta ousa, e coloca os merengues com apenas 5,8% de probabilidade de título, após a primeira rodada.

Uma briga interessante no Real Madrid é entre Rodrygo e Vini Junior. Parece que para o técnico, os dois brigam pelo mesmo lugar no time. Em cinco jogos oficiais na temporada, Vini jogou três e Rodrygo, dois (foi titular na estreia contra o Marseille). O que mostra que talvez Vinicius não seja tão intocável para seu treinador. E fica aquela preocupação: será que isso afetará seu desempenho na Seleção?

Por outro lado, o Barcelona tem 8,1% de probabilidade de título após a vitória fora de casa contra o Newcastle. Das 19 finalizações do Barça, 13 foram dentro da área. E com 65% de posse. Ou seja, um time que gosta da bola, que cria coletivamente e mesmo fora de casa, impõe um grande volume ofensivo ao seu adversário. O “Baby Barça” está mais maduro esta temporada, e, pra mim, tem mais chances de ser campeão do que aponta o supercomputador da Opta.

Os reis do tempo extra

Após os 18 jogos da primeira rodada, o time com maior probabilidade de ser campeão para o supercomputador da Opta é o Liverpool, com 20,4%. A vitória por 3 a 2 contra o Atlético de Madrid foi marcada pela capacidade colchonera de se recuperar e empatar o jogo em 2 a 2, quando tudo parecia definido a favor dos Reds, e por uma característica desse time de Arne Slot: marcar gols da vitória no tempo extra. A qualidade técnica de Virgil na cabeçada que deu a vitória ao Liverpool também é uma marca desse time: as individualidades têm aparecido com competência e alto nível técnico. 

Virgil e a capacidade técnica individual do Liverpool (AFP)

Se por um lado Haaland bateu o recorde de chegar aos 50 gols marcados em menos tempo (49 partidas), o seu Manchester City só conseguiu dominar o Napoli em casa após a expulsão de Di Lorenzo no primeiro tempo. O time de Guardiola tem 8,8% de probabilidade de título. Abaixo do PSG, o atual campeão que atropelou a Atalanta na estreia e tem 12,7% de probabilidade de título. Poderá Luis Enrique motivar e organizar seu time para um bicampeonato?

Particularmente, ao pensar quais os favoritos para vencer a Champions, além do Barcelona e seu jovem time, vejo duas equipes que não são as mais favoritas pra Opta, mas pra mim sim: o Bayern de Munique é um time supercompetitivo e com muitas opções de montar times diferentes (tem 6,2% de probabilidade) e o Arsenal de Arteta, que quer mostrar ao mundo sua ambição e venceu com naturalidade o Athletic em Bilbao por 2 a 0. Os Gunners têm 17% de probabilidade de título e podem ser uma grata surpresa esta temporada.

Pitaco do Guffo - leia mais colunas

Gustavo Fogaça escreve sua coluna no Lance! nas noites de segunda e quinta-feira. Leia outras publicações do colunista nos links abaixo:

➡️O paradoxo do clube grande no Brasil
➡️A Seleção Brasileira dos sonhos
➡️Quem sofre menos gols que o esperado?

Siga o Lance! no Google News