Na véspera de um dos jogos mais importantes da temporada, o lendário goleiro do CSKA Moscou, Igor Akinfeev, fez um apelo à torcida. Capitão da equipe desde 2003, o veterano convocou os torcedores para lotarem o estádio nesta quarta-feira, 14 de maio, na partida decisiva contra o Zenit pela final da Copa da Rússia.
- Amigos, finalizamos agora o último treino antes do jogo de volta contra o Zenit. Sabemos que o estádio estará cheio. Então venham, estamos esperando vocês. Apoiem o nosso time. Até breve! - declarou Akinfeev em vídeo publicado no seu canal pessoal no Telegram.
Apesar da derrota por 2 a 0 no primeiro confronto em São Petersburgo, o CSKA ainda acredita na virada diante de sua torcida. A partida, que será disputada às 19h30 no horário de Moscou (13h30 de Brasília), vale uma vaga no superfinal da FONBET Copa da Rússia.
Akinfeev, que disputou 27 partidas nesta temporada e ficou 12 jogos sem sofrer gols, é visto como um símbolo do clube moscovita. O ex-treinador de base e atual comentarista, Ajem, elogiou a longevidade e consistência do goleiro
- Já na primeira vez que o vi treinar, sabia que ele seria o melhor do país. Agora, nada mais me surpreende. Desejo que ele alcance a marca de 1.000 jogos na carreira - e acho que conseguirá - afirmou o ex-treinador.
➡️Luiz Henrique explica por que recusou Premier League para acertar com clube russo
Números de Igor Akinfeev na carreira
🥅840 jogos
⚽772 gols sofridos (0.9 por jogo)
🧤346 jogos sem sofrer gols (41%)
🏆21 títulos
Duelo brasileiro: Moisés x Luiz Henrique esquenta confronto na Rússia
Além da rivalidade entre dois dos maiores clubes da Rússia, o confronto traz um ingrediente especial para os torcedores brasileiros: o embate entre os compatriotas Moisés e Luiz Henrique. Ambos com passagem pelo Botafogo, os dois agora se enfrentam em lados opostos num dos jogos mais importantes do calendário russo.
➡️Guerra, clima e idioma: lateral detalha adaptação à Rússia
Moisés, atualmente no CSKA, é um dos pilares do time moscovita. O lateral-esquerdo, que também jogou por Internacional e Corinthians, chegou ao clube em 2021 e desde então vem acumulando boas atuações. Recentemente, atingiu a marca de 100 jogos com a camisa vermelha e azul e agora busca o segundo título de Copa da Rússia pelo time, após a conquista em 2022/23.
- A gente chega forte, com respeito ao adversário. Temos um elenco qualificado e vamos lutar pelos nossos objetivos - disse Moisés.
Já Luiz Henrique está em início de trajetória no futebol europeu. Após ser eleito Rei da América em 2024, o atacante trocou o Botafogo pelo Zenit no fim do ano passado. Em pouco tempo, conquistou espaço no elenco comandado por Sergey Semak, tendo participado diretamente de quatro gols (dois gols e duas assistências) em dez jogos disputados. Na ida da final contra o CSKA, foi peça-chave ao sofrer o pênalti que abriu caminho para a vitória por 2 a 0.
- Muitos não conhecem, mas fiquei impressionado com a estrutura do clube e o nível dos jogos. É um campeonato de alto nível - afirmou Luiz Henrique.
Apesar da rivalidade, o respeito entre os brasileiros é mútuo. Moisés destacou a importância da chegada de jogadores como Luiz Henrique para aumentar a visibilidade do futebol russo, e reconheceu que o duelo promete ser equilibrado.
- Ele chegou e já está se destacando. Isso é ótimo para o futebol russo, atrai visibilidade. Acho que será um duelo interessante. A gente se conhece, mas dentro de campo é cada um pelo seu lado - declarou Moisés
📲 Acompanhe tudo de Futebol Internacional no Lance!. Notícias, informações e resultados em um só lugar.