A edição de 2025/2026 do Campeonato Inglês Feminino, a WSL, começa nesta sexta-feira (5), com o confronto entre Chelsea e Manchester City. A bola rola pela primeira rodada às 15h30 (de Brasília), no Stamford Bridge, com transmissão do canal X-Sports (TV aberta) e do canal Goat (Youtube).
Campeão nas últimas seis temporadas, os Blues terão o desafio de manter a hegemonia diante do fortalecimento dos demais times. Atual campeão da Champions Feminina, o Arsenal figura entre os postulantes ao título inglês.
➡️Supercomputador aponta vencedor do Campeonato Inglês Feminino
Novidades para WSL e WSL 2 em 2025/2026
Para esta temporada, a liga firmou uma parceria que expandirá as transmissões internacionais das partidas da primeira e da segunda divisão. Além do Brasil, cujos detentores são os canais citados, outros países também fecharam acordos para transmitir o campeonato feminino mais forte do mundo. Aqueles que não possuírem um canal específico, poderão acompanhar pelo "Barclays WSL", no Youtube.
Além disso, reforçando a vanguarda do futebol feminino inglês, a WSL fechou com a Nike para providenciar chuteiras e luvas de goleira para todas as atletas que não possuem patrocínio de fornecedora de material. Mais de 250 atletas serão impactadas pela ação.
➡️ Goleira campeã da Champions League deixa o Arsenal e destino surpreende
Formato da competição e times participantes
Composta por 12 times, a WSL é disputada em pontos corridos com dois turnos. Ao fim das 22 rodadas, as duas melhores equipes se classificam direto para a Champions Feminina, enquanto o terceiro ganha vaga para jogar as eliminatórias. Apenas o último colocado é rebaixado.
Entre os times que disputam a liga, estão os todos os do "Big Six" - Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester City, Manchester United e Tottenham. Além deles há também o Aston Villa, Brighton, Everton, Leicester, West Ham e London City Lionesses, recém-promovido da WSL 2.
Cercado de expectativas, o time londrino estreia na competição no sábado (6), diante dos Gunners. O time de Michele Kang recebeu fortes investimentos desde que a empresária tornou-se dona, tendo contratado nomes de peso para sua primeira participação na WSL, como a holandesa Van de Donk, a japonesa Saki Kumagai e a espanhola Lucía Corrales, que representou a quarta maior transferência da liga e a oitava do mundo.
➡️ Time inglês anuncia parceria histórica com marca de estrelas norte-americanas
Brasileiras em campo na WSL
Há apenas duas jogadoras brasileiras atuando na Inglaterra. No Manchester City, a atacante Kerolin, da Seleção Feminina, vai para a sua segunda temporada. Em 2024/2025, marcou quatro gols e deu duas assistências em 18 jogos.
A outra atleta é Gabi Nunes, atacante do Aston Villa, que também chegou ao futebol inglês em 2024. No entanto, não teve números expressivos, com apenas dois gols e uma assistência em 21 jogos.
Veja jogos da primeira rodada da WSL
Sexta-feira, 5
- Chelsea x Manchester City - 15h30 - Transmissão: X-Sports (TV aberta) e Canal Goat (Youtube)
Sábado, 6
- Arsenal x London City Lionesses - 9h30 - Transmissão: Canal Goat
Domingo, 7
- Brighton x Aston Villa - 8h
- Liverpool x Everton - 8h
- Manchester United x Leicester - 8h
- Tottenham x West Ham - 8h
*Todos os horários de Brasília