Giselly Correa Barata
São Paulo (SP)
Dia 11/07/2025
15:50
Atualizado há 3 minutos
Compartilhar

Uma das principais revelações do futebol feminino no Brasil, a atacante Jhonson, do Corinthians e da Seleção feminina, pode até ter um perfil tímido fora de campo, mas chama atenção pela habilidade, personalidade e faro de gol. Durante sorteio da Copa do Brasil Feminina, na Granja Comary, em Teresópolis, a jovem relembrou o momento especial em que soube da primeira convocação: estava na barbearia quando foi avisada pela companheira de equipe, a zagueira Mariza, que estava na lista de Arthur Elias para a Copa América.

— Eu recebi a notícia pela Mariza e começou o chororô, falei para o meu barbeiro. Só alegria — contou a jogadora, durante o evento da Copa do Brasil feminina, realizado na última terça-feira (8). Jhonson marcou seu primeiro gol pela Seleção principal na vitória do Brasil por 2 a 1, contra o Japão, em Bragança Paulista. Agora, vestirá a camisa da amarelinha na Copa América Feminina.

O Lance! conversou com o barbeiro e empreendedor Renan Ferreira, sócio da Rabiscando Barber, empreendimento localizado na Zona Leste de São Paulo, onde atua há mais de uma década.

O primeiro contato com Jhonson

Corintiano “doente”, como ele mesmo se define, Renan passou por diversos desafios pessoais antes de se dedicar 100% ao empreendimento, que hoje é referência para atletas da base e também jogadoras do time principal. A proximidade com o Parque São Jorge foi determinante para o encontro com Jhonson.

— Eu sou muito comunicativo, gosto de conversar com todo mundo. Quando abri a barbearia, ficava na porta entregando panfletos, e ela sempre passava sem dar muita atenção, dizia: “Depois eu volto, depois eu volto”. Até que um dia falei: “Ah, não vou mais ficar na porta” — relembra.

O barbeiro conta que a atleta, na época com 16 ou 17 anos, demorou a criar coragem para entrar no salão.

— Depois ela me disse que morria de vergonha. Uma vez, um barbeiro até perguntou: “E aí, mano?” e ela respondeu: “Não sou mano, não, eu sou menina!” (risos). Quando finalmente conversei com ela e perguntei o nome, ela falou: “Ingrid”. Sou o único que chamo ela assim. Depois contou: “Sou a Jhonson”. Convidei para cortar o cabelo e, quando veio, já foi amor à primeira vista — disse Renan.

➡️ Copa América Feminina 2025: saiba tudo sobre o torneio

"Jhonson é uma das melhores pessoas que conheço", revela barbeiro

Renan não economiza elogios à jovem atacante do Corinthians, que ele define como autêntica, generosa e inspiradora. A amizade entre os dois vai muito além da barbearia.

— Começamos a acompanhar tudo: a primeira contusão, a recuperação… Eu sempre falava: “Calma, filha, vai dar tudo certo. Você é craque demais.” Quando ela foi convocada para a Seleção e se machucou de novo, a gente acalmava ela. A Jhonson é muito tímida, mas tem um coração enorme. Quando ela gosta de alguém, gosta de verdade — afirma.

➡️ Tudo sobre o Timão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Corinthians

Estilo da craque inspira outras atletas

Um dos primeiros cortes feitos por Renan em Jhonson foi um diamante. O resultado fez sucesso imediato: outras cinco atletas do Corinthians pediram o mesmo desenho. Desde então, ela confia totalmente no barbeiro.

— Ela gosta de ser diferente. Desde nova, as meninas mais jovens olham para ela com admiração. O estilo é uma forma dela se comunicar, já que não fala muito — explica.

Desenhos, descolorações e cortes ousados fazem parte da identidade visual da atacante.

— Quando vai fazer propaganda de uma marca, ela insiste: “Tem que ser meu barbeiro”. Até brinca quando corta com outro profissional em viagens, mas sempre volta pra minha cadeira — conta Renan, orgulhoso.

Corte de Jhonson, craque da Seleção Brasileira e do Corinthians. (Foto: Rabiscando/Divulgação)

Rabiscando Barber

Siga o Lance! no Google News