Coritiba

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Acordo entre Coritiba e Norwich é elogiado por especialistas

Projeto entre os dois clubes engloba o departamento de marketing e categorias de base<br>

Acordo tem itens que vão além do esportivo (Divulgação/Coritiba)
Escrito por

Saindo do comum, o Coritiba anunciou uma parceria internacional com o Norwich no início deste mês. Segundo o comunicado oficial do Coxa, a relação entre os dois clubes será trabalhada de maneira estratégica, integrando o departamento de futebol e o de marketing e comunicação.

>LANCE! mostra a lista dos dez jogadores mais valiosos do mundo

Na opinião dos especialistas, esse projeto evidencia a busca dos clubes brasileiros pela profissionalização na área de gestão. E os times europeus podem servir como um espelho, sobretudo aqueles que disputam as principais ligas do futebol mundial, como é o caso do Norwich, que até a temporada passada estava disputando a Premier League.

Para Armênio Neto, especialista em negócios no esporte, o Brasil vive um momento de transformação na indústria do futebol em que a estruturação dentro e fora de campo é fundamental.

- Buscar e trocar conhecimento com times onde a indústria está mais desenvolvida é parte disso. Não importa se o clube é uma SAF ou não, é preciso se aperfeiçoar e evoluir nos processos e governança, seja para atrair investimento ou ser competitivo em um cenário cada vez mais exigente - acrescenta Armênio.

Bernardo Pontes, especialista em marketing esportivo, acredita que essa aproximação pode trazer novos insights para todas as áreas de gestão do clube. Porém, ele também destaca a importância de adquirir conhecimento e elaborar uma estratégia que torne viável a implementação dessas melhorias no cotidiano da equipe brasileira:

- Além da troca de informações, essas parcerias podem contribuir para a internacionalização da marca. Trata-se de um trabalho a longo prazo, que necessita de planejamento e constante aperfeiçoamento. É um movimento que tende a crescer, porque os clubes estão vendo que ainda há um mercado a ser explorado em outros países.

Além dessa integração com o Departamento de Marketing, o Coritiba também pretende enviar jogadores da base em programas de intercâmbio para a Inglaterra nos próximos anos. Júnior Chávare, diretor de futebol com larga experiência em captação de atletas com passagens por Atlético-MG, São Paulo e Grêmio, destaca o diferencial dessa parceria:

- É importante perceber conceitos estando inserido dentro de um clube, sobretudo no futebol inglês, em que as equipes conseguem prevalecer através do profissionalismo. Nesse caso, é uma oportunidade de, efetivamente, conseguir transformar informação em conhecimento. Isso não apenas nas questões táticas e técnicas, mas também nas áreas de fisiologia, nutrição, entre outras. Os dois clubes tendem a ganhar com esta troca de informações e conhecimento.