Bando de Loucos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Especial Hexa: Tite, o maior técnico da história do Corinthians

Treinador coroa retorno em 2015 com mais um título e conquista o Hexa pessoal no Timão. Se cumprir contrato, ainda poderá superar Oswaldo Brandão em jogos...

Vasco x Corinthians (Foto: Wagner Meier/Lancepress!)
Escrito por

É o maior treinador da história do Corinthians. Depois do inesperado Brasileirão-11, inacreditável Copa Libertadores-12, improvável Mundial-12, irreparável Paulistão-13, inexorável Recopa-13 e incontestável Brasileirão-15, não há ninguém que supere os feitos de Tite. Para ele, nada é impossível. Até mesmo os inalcançáveis 441 jogos de Oswaldo Brandão podem ser superados se a Seleção Brasileira não tirá-lo antes do término de seu contrato, ao fim da temporada de 2017.

"Meu pai. Ele viu o filho comer uma massa do caramba, sendo despedido de tudo que é lado. Queria que ele saboreasse o outro lado", Tite, sobre quem abraçar após o título


Repare que os principais elogios a Tite, vindo de seus jogadores e de funcionários do clube, ainda são por conta de seu caráter e senso de justiça. Por que Tite é o grande responsável por esse título brasileiro? Porque fez todo mundo se sentir importante, porque tira o máximo de cada um, porque mostrou que joga quem está melhor. E o gaúcho foi assim no primeiro título, provavelmente quando treinou seus times de fábrica, quando era criança...

Somam-se a essas virtudes sua grande capacidade tática e de leitura de jogo. O que já era muito bom ficou ainda melhor após ano sabático com estudos na Europa. Tropeços que não deviam existir, como a queda para o Guaraní (PAR) na Libertadores, não o fizeram desistir dos novos conceitos. O resultado veio em uma campanha que premia o trabalho a médio prazo. E o corintiano não se abalou com as derrotas do primeiro semestre para montar um dos melhores Corinthians de todos os tempos – que parece estar apenas no início de sua caminhada, como foi em 2011.

Tite, novamente orgulho para o falecido pai, família, amigos, boleiros... O futebol é que agradece.

AS CONQUISTAS DE TITE

Brasileiros (2011 e 2015)

O Penta foi conquistado após a dura eliminação para o Tolima na Libertadores. Marcou o início de uma das eras mais campeãs do clube. Agora, o Hexa coroa o retorno do treinador após ano sabático. Voltou ainda melhor!

Libertadores e Mundial (2012)
O ano de 2012 foi o mais especial. Encerrou a obsessão da Copa Libertadores, com um título invicto e desbancando o Boca Juniors na final. No Japão, o Timão passou por Al Ahly e Chelsea para levar o mundo!

Paulistão e Recopa (2013)
O último ano de sua última passagem foi longe de ser ruim, apesar da má campanha no Brasileiro. No 1º semestre, títulos do Paulista sobre o Santos e da Recopa Sul-Americana sobre o São Paulo.

Tite, um iluminado no Corinthians (Foto: Ari Ferreira)


TÉCNICOS – TOP 5 NO CORINTHIANS

Oswaldo Brandão (441 jogos)
Técnico presente nas décadas de 50, 60, 70 e 80, com o marcante título do Paulistão de 77 sobre a Ponte Preta.

Tite (340 jogos)
Chegou aos 300 em 2015 e almeja virar o treinador com mais jogos na história. Contrato até o fim de 2017.

José Castelli (256 jogos)
Ex-jogador e técnico do Timão venceu diversos estaduais entre as décadas de 20 e 50.

Mano Menezes (248 jogos)
Com duas passagens, Mano venceu a Série B (2008), Paulistão e Copa BR (2009). Voltou em 2014 e levou a equipe para a Libertadores-15.

Amílcar Barbuy (240 jogos)
Um dos primeiros da história do clube, treinou o Timão de 1915 a 1920, e depois mais alguns anos da década de 30.

Tite, o estrategista da vez no país (Foto: Ari Ferreira/ LANCE!Press)