Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Copa #Dia5: CBF manda carta à Fifa, Inglaterra vence e belgas empolgam

Sem surpresas, favoritas vencem e afastam fantasma da estreia no Mundial. Confederação Brasileira quer esclarecimentos sobre o não uso do VAR; confira os destaques do dia

AFP
Escrito por

De olho na partida de sexta, contra a Costa Rica, a Seleção Brasileira voltou a trabalhar após o empate diante da Suíça. Enquanto os reservas treinaram em campo reduzido, os titulares fizeram atividade leve. Enquanto isso, a CBF questiona a não utilização do VAR em lances polêmicos da partida (reclama de falta em Mirando no lance do gol e pênalti em Gabriel Jesus) e enviou carta à Fifa pedindo informações a respeito. Em campo, Inglaterra e Bélgica venceram na abertura do Grupo G. Ainda teve lesão de Griezmann e mudança na Argentina. Deixou escapar alguma coisa do quinto dia do Mundial? O LANCE! conta como foi:

CBF QUESTIONA FIFA SOBRE O VAR
A Confederação Brasileira de Futebol ficou incomodada com a não utilização do árbitro de vídeo (VAR) em dois lances capitais da partida contra a Suíça. Nesta segunda-feira, a entidade enviou uma carta de reclamação para a Comissão de Arbitragem da Fifa por não entender a ausência do recurso no jogo de estreia e pediu uma posição sobre o ocorrido. Além disso, também foram solicitados áudio e vídeo usados pelo VAR. O questionamento refere-se a empurrão em Miranda no lance do gol de empate dos suíços e suposto pênalti em Gabriel Jesus quando a partida já estava 1 a 1.

ENQUANTO UNS RECLAMAM...
Se o Brasil lamentou a não utilização do árbitro de vídeo, a Suécia não tem do que reclamar do recurso. Diante da Coreia do Sul, a equipe europeia contou com um pênalti assinalado pelo VAR para vencer os asiáticos pelo placar magro: 1 a 0. O experiente Granqvist foi o responsável por converter a cobrança.

KANE SALVA A INGLATERRA
Entre as seleções cotadas para vencer o Mundial, a Inglaterra quase repetiu os tropeços de outras favoritas. O quase ficou para trás graças a Harry Kane, que marcou duas vezes e salvou os ingleses do empate contra a Tunísia. O gol do triunfo saiu nos acréscimos do segundo tempo. No fim, 2 a 1 para a equipe de Gareth Southgate, que se junta a Uruguai e França como as campeãs do mundo que venceram na estreia. Brasil, Argentina, Espanha e Alemanha deixaram pontos para trás.

GERAÇÃO DE OURO VINGA
Dona do terceiro lugar no ranking geral da Fifa, a Bélgica não decepcionou na primeira partida da Copa. Com dois gols de Lukaku e um de Mertens, o time treinado por Roberto Martinez venceu o Panamá pelo placar de 3 a 0 e fez valer o apelido de "Geração de Ouro".

DI MARÍA, ROJO E BIGLIA PAGAM O PATO
A seleção argentina precisa render mais. Para isso, Jorge Sampaoli decidiu apostar em um novo esquema tático: o 3-4-3. As mudanças, contudo, não ficaram apenas na prancheta. Com a nova proposta, testada em treinamento, o técnico trocou Di María, Rojo e Biglia por Pavón, Mercado e Acuña. O time que deve iniciar a partida de quinta-feira, contra a Croácia, deve ser o seguinte: Caballero; Mercado, Otamendi e Tagliafico; Salvio, Mascherano, Meza e Acuña; Messi, Agüero e Pavón.

GRIEZMANN DEIXA TREINO
A calmaria pela vitória na estreia da Copa ganhou um toque de preocupação no ambiente da seleção francesa. Na atividade desta segunda, o atacante Griezmann deixou o campo com uma lesão no tendão. Apesar do problema, o astro não deve ser problema para a sequência da equipe.

SUSTO NO EMBARQUE SAUDITA
A seleção da Arábia Saudita viveu momentos de tensão durante a viagem da para Rostov, onde enfrentará o Uruguai, na quarta. No deslocamento para a cidade do próximo compromisso, a aeronave que levava o time pegou fogo em uma das asas. A Federação Saudita tranquilizou os torcedores pelas redes sociais. Estão a salvos!

JAPÃO TEM DIA TENSO
A véspera da estreia japonesa na Copa não foi positiva. Além da agitação por causa de um alarme que tocou por engano no hotel em que a seleção estava hospedada, os jogadores também tiveram de conviver com a notícia de um terremoto que deixou vítimas na cidade de Osaka.

CROÁCIA CORTA KALINIC
É oficial: a seleção croata cortou o atacante Kalinic, do Milan, do grupo de jogadores que representa o país na Copa. O técnico Zlatko Dalic explicou a decisão: 'Durante o jogo contra a Nigéria, Kalinic estava aquecendo e deveria entrar no segundo tempo. No entanto, ele afirmou que não estava pronto devido a um problema nas costas. A mesma coisa aconteceu durante o amistoso contra o Brasil e também antes do treino de domingo'.

CONFIRA A AGENDA DE JOGOS DESTA TERÇA (19/6)
9h - Colômbia x Japão, em Saransk - Grupo H - Confira a prévia
12h - Polônia x Senegal, em Moscou - Grupo H - Confira a prévia
15h - Rússia x Egito, em São Petersburgo - Grupo A - Confira a prévia