O sertanejo Marcio Porto é um cabra arretado que vai desbravar a Rússia durante a Copa

Marcio Porto é o cabra arretado que está desbravando a Rússia atrás de boas histórias

Marcio Porto*
16/06/2018
17:42
Enviado especial a Rostov (RUS)

"Ontem eu sonhei que estava em Moscou..."

...E comendo caviar em Rostov, cidade onde a Seleção Brasileira estreia na Copa. Será possível? Eu, criado a tapioca, bucho e buchada de bode, feijão macaça verde com carne de charque, também conhecida como jabá, agora comendo essa iguaria que eu conhecia mais pela música do Zeca Pagodinho? "Você sabe o que é caviar? Nunca vi, nem comi, eu só ouço falar". Olha, agora eu sei, já comi e posso falar: prefiro mesmo minha buchada. 


Mas então pediu só para esbanjar, Paraíba? Não, senhor! Foram os russos que me ofereceram, no café da manhã no hotel onde estou hospedado. Aliás, eles levam o café no quarto, que riqueza! O rapaz tocou a campainha, eu atendi, e dei de cara com uma cestona do tamanho da fome do sertanejo. Peguei a bicha no colo quase como uma criança e sentei. Quando olhei, tinha alface misturado com pão e um negocinho preto em cima, coberto por ovo de codorna. Logo pensei que as bolinhas pretinhas eram ameixa, azeitona, o que fosse. Mas daí lembrei que caviar na Rússia é quase como manteiga na Paraíba. Será?!

Por vias das dúvidas, entrei no Google, vi umas fotos e não é que os bichos eram parecidos? Para não ficar dúvida, mandei pelo WhatsApp para minha amiga Margarida Rodrigues, que está aqui pela TV Globo e é muito mais acostumada com essas riquezas do que eu. Aliás, um parênteses: Margarida foi pedida em casamento durante essa viagem. Santo Antônio está aqui na Rússia, rapaz!!! Voltando ao café, ainda tinha umas frutas, pêssego e acerola na cesta. Faltou só uma ciriguela! 

Bom, já que estamos aqui, vamos provar, né? Você pode ver no vídeo e me dizer se eu não atualizei a definição de "o cão chupando manga". O cão chupando manga ou o sertanejo do LANCE! comendo caviar na Rússia? Façam suas apostas.


Rapaz, esse troço tem gosto de peixe e nem peixe é, são ovas não-fertilizadas (salve, Google). Chique no último, não vou esnobar porque é bom também, mas não troco minha buchada de bode por caviar de ninguém. Rimou, hein? Foi péssima, eu sei, mas com nós, sertanejos, é assim mesmo: a gente não pode ver uma vergonha que já quer passar. O importante é estar de barriga cheia e provar os sabores dessa deliciosa terra que é a Rússia!

"Ontem eu sei que estava em Moscou...". Não era sonho, não!

*Marcio Porto é repórter do LANCE! desde 2008 e está em sua segunda cobertura de Copa do Mundo - a primeira foi no Brasil. Paraibano de São Sebastião de Lagoa de Roça, cidade de pouco mais de 11 mil habitantes, irá desbravar as terras russas com a sede e fome do sertanejo. Cabra da peste que é, trará os relatos aqui para você! Simbora!