Diário de viagem: saudade de casa e da Copa que está perto do fim
A reta final do Mundial reserva mais dois jogos de cobertura, mas o sentimento de querer reencontrar a família e amigos também começa a fazer parte da minha rotina

Fala, pessoal! Passou rápido essa Copa do Mundo, não?! Parece que foi ontem a minha chegada a Moscou e o início deste diário que compartilho com vocês. Entramos na última semana de cobertura. E o sentimento de saudade se divide em dois momentos: o saudosismo pela competição que está perto do fim, e o do desejo de voltar ao Brasil para ver a família e amigos.
A coisa que mais tenho sentido falta neste momento é do nosso tradicional arroz com feijão. Descobri um restaurante brasileiro por aqui, mas ainda não tive tempo de ir até lá. Inclusive, avisei a minha mãe que quando for almoçar com ela o menu precisa ter a combinação típica brasileira.
A convivência com os amigos também é algo que faz falta. Apesar das novas amizades feitas ao longo dessa jornada, nada mais justo do que ter a oportunidade de sentar em algum lugar com a galera que você cresceu e contar as experiências incríveis que tive por aqui.
Por outro lado, nesta segunda-feira começou a cair um pouco a ficha da reta final. Aquele momento meio de nostalgia. Lugares e pessoas, que você se habituou a conviver, parecem mais próximo de um adeus. Não sei quando, ou se, um dia terei a oportunidade de estar aqui na Rússia novamente. Por isso, existe um pouco daquele gosto de fim de festa por aqui.
No geral, contudo, estou realizado com a oportunidade de cobrir uma Copa fora do Brasil. E ainda bem que ainda tem histórias para serem presenciadas, documentadas e compartilhadas. Ainda teremos muitos textos que escreverei para vocês, amigos. Até mais, galera!
* Bernardo Cruz, com exclusividade para o Vivo Futebol

Copa do Mundo 2026
Da emoção aos recordes: as histórias mais marcantes da Copa do Mundo de 2026 até agora
Há 4 semanas
Santos
Santos joga mal, perde para a Juazeirense, mas garante vaga nas quartas de final da Copa do Brasil
Há 4 anos
Copa Cobertura Exclusiva
Com 14 touchdowns por passe, Russell Wilson quebra recorde de Patrick Mahomes
Há 5 anos
Fora de Campo
Belo diz que pagará dívida milionária com Denilson até o fim do ano
Há 6 anos
Copa Cobertura Exclusiva
Um sertanejo na Rússia: hora de agradecer e se despedir de um sonho
Há 8 anos
Copa Cobertura Exclusiva
Um sertanejo na Rússia: para sentir o vento de mudança em Moscou
Há 8 anosMais LANCE!

Diário de viagem: valeu cada momento da Copa na Rússia

VÍDEO: Enviado especial degusta iguarias russas em Moscou

VÍDEO: Jornalistas apontam favoritos para o prêmio de melhor jogador da Copa

VÍDEO: Idealizadora conta detalhes de documentário sobre participação feminina na Copa da Rússia

VÍDEO: Repórteres analisam desafios de França e Croácia na final da Copa

Diário de viagem: a história da Copa diante dos seus olhos

VÍDEO: Mercado popular de Moscou entra no clima da Copa com matrioskas personalizadas

VÍDEO: Enviado especial mata saudade do feijão em recanto brasileiro em Moscou

Um sertanejo na Rússia: se não fosse o frio, São Petersburgo seria o céu

Diário de viagem: a ansiedade de ingleses e croatas é sentida no ar

VÍDEO: Conheça as 'aventuras' de um jornalista brasileiro que virou youtuber durante o Mundial

VÍDEO: Wendell Lira elege 'Puskás' da Copa e conta sobre reencontro emocionante com CR7
