Sindicato do Rio relata pressão para que árbitros não errem contra o Palmeiras: veja lista de jogos no BR

De acordo com o presidente do Sintrace-RJ (Sindicato dos Trabalhadores da Arbitragem Esportiva do Estado do Rio de Janeiro), Marco Polo Del Nero cobra os árbitros

Quanta confusão! Início de BR teve até juiz voltando atrás em cartão
O árbitro Bruno Arleu de Araújo quase expulsou Barrios incorretamente (Foto: LANCE!TV)

Escrito por

Marçal Mendes, presidente do Sintrace-RJ (Sindicato dos Trabalhadores da Arbitragem Esportiva do Estado do Rio de Janeiro) diz que há pressão para que os árbitros não errem em jogos do Palmeiras. De acordo com o relato, esta recomendação veio do presidente da CBF, Marco Polo Del Nero. O dirigente é também conselheiro do Verdão, líder do Brasileiro.

- Se o árbitro erra contra o Palmeiras, lá dentro (do Allianz Parque), fica fora da escala. Duvido que seja indicado para uma vaga da Fifa (...) Todo mundo sabe o motivo. Sabe que Marco Polo é sócio benemérito do Palmeiras - disse Mendes, ao "portal Uol".

Na campanha do Brasileiro, o Palmeiras teve apenas três jogos com árbitros cariocas: Bruno Arleu de Araújo e Vagner do Nascimento Magalhães. O primeiro trabalhou na estreia do Brasileiro (4 a 0 sobre o Atlético-PR) e quase errou contra o Verdão (veja mais abaixo). Wagner do Nascimento Magalhães apitou na derrota para o Atlético-MG e na vitória sobre o América-MG, em Londrina. Nestes jogos, o árbitro não foi questionado.

A arbitragem tem sido tema recorrente nesta edição do Brasileiro. O Verdão quando se sente prejudicado costuma mandar documentos e vídeos à CBF, mas no último mês convocou uma entrevista para questionar a pressão do Flamengo. O time rubro-negro, por sua vez, também alega que o Palmeiras tem sido beneficiado nesta reta final. 

Os lances polêmicos contra e a favor do Palmeiras e os árbitros envolvidos:

Palmeiras 4 x 0 Atlético-PR - "Quase expulsão" de Barrios
O árbitro Bruno Arleu de Araújo mostrou o cartão vermelho a Lucas Barrios, que já tinha amarelo, alegando que ele simulou uma falta em lance com Paulo André. Alertado pelo assistente, voltou atrás e confirmou corretamente a infração a favor do Palmeiras. O juiz voltou a trabalhar na Série A apenas depois de 12 rodadas. 


Ponte Preta 2 x 1 Palmeiras - Gol mal anulado de Jesus e expulsão de Cuca

Após cruzamento da esquerda, Gabriel Jesus mata no peito e toca por cima do goleiro. O atacante estava adiantado desde o início da jogada, mas recebeu a bola após um desvio de cabeça de um defensor da Ponte Preta, o que o coloca em condição de jogo. A arbitragem marcou impedimento. No mesmo jogo, Leandro Vuaden expulsou o técnico Cuca por reclamação, mas o técnico tinha razão no lance: Tchê Tchê não cometeu a falta assinalada pelo juiz. Vuaden ficou só duas rodadas sem ser escalado.

São Paulo 1 x 0 Palmeiras - Suposta falta em Dudu
Alguns palmeirenses reclamam que Wesley teria cometido falta em Dudu ao desarmá-lo na jogada que terminou em gol de Paulo Henrique Ganso. O próprio Dudu, porém, deixou o gramado dizendo que não tinha nenhuma reclamação a fazer sobre o árbitro Ricardo Marques Ribeiro. O juiz ficou apenas uma rodada sem trabalhar na Série A.

Palmeiras 4 x 3 Grêmio - Gol impedido do Grêmio

Bressan estava impedido no lance do primeiro gol do Grêmio. Depois da partida, o técnico Cuca disse que absolvia o auxiliar Rodrigo Henrique Correa, responsável por deixar o lance seguir. Neste caso houve gancho: ficou oito rodadas sem ser escalado para partidas na Primeira Divisão.


Palmeiras 2 x 1 Flamengo - Pênalti não marcado para o Verdão

O árbitro Dewson Freitas acertou ao marcar pênalti e expulsar César Martins, que evitou um gol de Gabriel Jesus com a mão. Antes disso, porém, deixou de marcar um pênalti de Léo Duarte, que também usou a mão dentro da área. Foram três rodadas sem trabalhar para o juiz que já apitou em outros três jogos do Palmeiras depois disto.

Coritiba 2 x 2 Palmeiras - Gol impedido do Coritiba
O árbitro Anderson Daronco e seu auxiliar erraram ao validar o gol de Leandro, nos acréscimos, impedido. O lance tirou a vitória do Verdão no Couto Pereira. Neste caso, o juiz continuou trabalhando e cinco rodadas depois foi quem apitou a vitória do Verdão sobre o Sport. 

Palmeiras 3 x 1 Santa Cruz - Gol impedido de Grafite
O gol de honra do Santa Cruz no Allianz Parque foi marcado de forma irregular pelo atacante, que estava impedido.Neste caso, o árbitro Eduardo Tomaz de Aquino Valadão seguiu trabalhando normalmente.


Inter 0 x 1 Palmeiras - Suposto pênalti de Zé Roberto em Ariel

Na primeira vitória do Verdão no Beira-Rio desde 1997, os colorados reclamaram de um pênalti de Zé Roberto não marcado em Ariel. Andre Luiz de Freitas Castro continuou trabalhando também. 


Chapecoense 1 x 1 Palmeiras - Gol impedido de Kempes 

Kempes, autor do gol da Chape, estava impedido no lance em que Vagner cometeu a falha que o tirou do time. Depois deste jogo, o árbitro Wilton Pereira Sampaio apitou uma partida da Copa do Brasil, mas no Brasileiro ficou um mês sem ser escalado.

Palmeiras 2 x 1 São Paulo - Gol de Mina impedido
Neste caso, o gol da vitória do Verdão foi marcado de forma irregular pelo zagueiro colombiano. Sandro Meira Ricci voltou a arbitrar cinco rodadas depois, em São Paulo 0 x 0 Flamengo. Após duas semanas, trabalhou no confuso e polêmico Fla-Flu.


Corinthians 0 x 2 Palmeiras - Gol de Mina impedido

Mesmo caso do Choque-Rei: o camisa 26 estava em posição irregular no segundo gol da vitória alviverde. Heber Roberto Lopes desde então trabalhou em apenas mais um jogo: o empate entre Ponte Preta e Atlético-MG pela Copa do Brasil.


Figueirense 1 x 2 Palmeiras - Pênalti discutível em Gabriel Jesus, além de pênaltis não marcados em Rafael Silva e Dudu

A partida revoltou os donos da casa por considerar que a maioria dos lances decisivos foram apitados em favor do líder. Desde então, o árbitro Igor Junio Benevenuto não foi mais escalado.​

Palmeiras 2 x 1 Sport - Pênalti de Mina não marcado no lance do primeiro gol
Na jogada em que o Sport reclama de um toque na mão do zagueiro, o Verdão abriu o placar da vitória por 2 a 1, com Dudu. Ricardo Marques Ribeiro não trabalhou desde então na Série A. Está escalado para apitar nesta terça Londrina x Atlético-GO, pela Série B.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter