Ricardo Gomes e Jair Ventura - Botafogo

Jair (direita) conquistou, com 10 jogos a menos, mais vitórias que seu antecessor no Brasileiro (Foto: Cleber Mendes)

LANCE!
20/09/2016
09:45
Rio de Janeiro (RJ)

Tem se tornado comum, com o sucesso do trabalho de Jair Ventura, as comparações em relação aos números do seu antecessor, Ricardo Gomes, que trocou o Botafogo pelo São Paulo no meio do Brasileirão. E a evolução com o atual é notória, podendo ser vista também no número de vitórias.

Em 18 jogos sob comando do Glorioso na competição nacional, Ricardo Gomes havia conseguido somente cinco vitórias. O time não apresentava regularidade e se encontrava na zona de rebaixamento. Em apenas oito jogos, Jair Ventura já venceu seis vezes. Ou seja, ultrapassou seu antecessor no número de triunfos. Isso tudo com 10 jogos a menos. Além disso, agora, o Alvinegro aparece na primeira metade da tabela do Brasileirão. O aproveitamento do técnico atual é de 75%, sendo o dobro do técnico que iniciou o Brasileirão (37% no torneio).


Outro ponto do time alvinegro que mudou muito com o novo comandante foi o sistema defensivo. Com o seu antecessor, o Glorioso sofreu 30 gols em 18 partidas (média de 1,7 por jogo). Com Jair Ventura, o time sofreu apenas três gols nos oito jogos que fez no Brasileiro (média de 0,35 por jogo).

Com quase 40 dias de trabalho, o filho do Jairzinho já consegue dar uma nova cara a sua equipe. E vai fazendo o Botafogo engrenar no Brasileiro. Com 38 pontos somados em 26 partidas - quase metade conquistados com Jair - o Alvinegro ocupa a 9ª posição do Campeonato Brasileiro. E a exibição dos últimos jogos permite ao botafoguense acreditar em um final de ano tranquilo.