LANCE!
13/11/2015
14:16
São Paulo (SP)

Embora tenha sediado a última Copa do Mundo da Fifa e inaugurado diversas arenas, o Brasil ainda é lembrado por causa do Maracanã. Em uma lista elaborada pela revista inglesa FourFourTwo, apenas o estádio carioca e o Mineirão estão no ranking. Arena Corinthians, Allianz Parque, Mané Garrincha, Arena da Amazônia e Castelão são exemplos que não foram citados pela revista. O palco dos 7 a 1 para a Alemanha contra o Brasil ficou na 98ª posição.

O melhor estádio do mundo é La Bombonera, do Boca Juniors. Para os ingleses, a casa do time argentino 'é uma maravilha arquitetônica, uma peregrinação que deve ser feita por todos os adeptos do futebol pelo menos uma vez na vida'. Inaugurado em 1940, La Bombonera tem capacidade para 49 mil pessoas, mas já abrigou 57.395.

Em segundo lugar está o espanhol Camp Nou, do Barcelona. Inaugurado em 1957, tem capacidade para 99 mil torcedores, o estádio já recebeu 120 mil pessoas.

Como a lista é feita por ingleses, nada anormal Wembley ser eleito como o terceiro melhor. Inaugurado em 1923, e reformado em 2007, o estádio tem capacidade para 90 mil pessoas e foi palco da final da Copa de 1966, vencida pelos britânicos.

Outro estádio que abrigou final de Copa foi o Azteca, no México. Construído na década de 1960 e inaugurado em 1966, o estádio tem capacidade para 98.500 pessoas e viu uma das melhores Seleções Brasileiras da história, a da Copa de 1970.

Em quinto lugar está o Giuseppe Meazza. Ou seria San Siro? O estádio que recebe os dois gigantes de Milão tem capacidade para 80 mil pessoas e foi inaugurado em 1926.

O Maracanã é o sexto colocado no top-10. Apesar da capacidade atual ser de 79 mil pessoas, o lendário estádio já recebeu cerca de 200 mil torcedores.

- Um sinônimo de grandeza, o Maracanã tem todo o direito e credencial para sentir que é o maior estádio do mundo. Nenhum outro campo de futebol pode afirmar ter recebido quase 200.000 espectadores pagantes em um jogo, diz a revista.

Signal Iduna Park (Borussia Dortmund), Santiago Bernabéu (Real Madrid), Old Trafford (Manchester United) e Allianz Arena (Bayern de Munique) completam a lista.

Foto 1: La Bombonera (Argentina)
Foto 2: Camp Nou (Espanha)
Foto 3: Wembley (Inglaterra)
Foto 4: Azteca (México)
Foto 5: Giuseppe Meazza/San Siro (Itália)
Foto 6: Maracanã (Brasil)
Foto 7:  Signal Iduna Park (Alemanha)
Foto 8: Santiago Bernabéu (Espanha)
Foto 9: Old Trafford (Inglaterra)
Foto 10: Allianz Arena (Alemanha)