Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Wada considera apoio ao UFC contra o doping; Ladetec de volta até julho

Escrito por

Depois dos frequentes casos de doping que vêm atormentando o UFC, a maior organização de MMA do planeta anunciou medidas rígidas para combater o uso de substâncias ilegais no esporte. Em coletiva de imprensa realizada em Las Vegas, na última semana, o evento também declarou que todos os atletas de seu plantel serão testados ao menos três vezes ao ano. Inclusive, a franquia deixou claro que conta com o apoio da CABMMA (Confederação Atlética Brasileira de MMA) na luta contra o doping também no Brasil, além de anunciar que deve contratar uma agência mundial antidoping para apoiá-la. Mas algumas questões devem ser esclarecidas.

Como seriam feitos tais testes no Brasil? Atualmente, o Brasil não conta com um laboratório credenciado pela Wada (Agência Mundial Antidoping). Porém, segundo Eduardo De Rose, membro da Wada, o cenário deve mudar. Segundo ele, o LADETEC (Laboratório de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico), localizada na UFRJ, está em processo para ser reacreditado pela agência e isso deve ocorrer ainda no primeiro semestre. Independente disso, ele afirma que o fato de não ter um laboratório creditado no país não é impedimento para combater o doping.

- O fato de não existir laboratórios credenciados não é um impedimento para implementar um controle de doping que é feito atualmente por muitas Confederações brasileiras. Ademais, o LADETEC está em processo de ser reacreditado pela Wada, o que provavelmente ocorrerá até o meio do ano - explicou De Rose, em contato por e-mail.

Ao ser perguntado se o UFC já procurou a Wada para tratar de um possível acordo entre a agência e a organização, De Rose não revelou nenhum contato, mas deixou claro que o acordo é possível.

- A Wada tem mantido contato com algumas ligas particulares americanas, buscando uma harmonizaçāo do seu Código Mundial Antidoping, e certamente haverá sempre a possibilidade de uma ajuda no sentido de aprimorar o controle antidoping do MMA, no caso de uma solicitaçāo formal. Nāo tenho conhecimento se tal fato já ocorreu - declarou.

Para entender melhor como funciona o processo de coleta, avaliação e resultado de um teste antidoping, De Rose explicou qual é o trabalho a Agência Mundial Antidoping em meio a tantas etapas que envolvem o processo.

- A Wada nāo realiza controles diretamente. Quem o faz são as Confederaçoes, Federações Intermacionais e Agências Nacionais Antidoping. A Wada apenas dita as normas, credencia os laboratórios e audita o processo - concluiu.