Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

De volta após quatro anos, LeBron divide sentimentos em Cleveland

Torcedores do Cleveland Cavaliers (Foto: Jason Miller/AFP)
Escrito por

O retorno de LeBron James ao Cleveland Cavaliers marca dois pontos no basquete americano: o fim de uma era em Miami e o possível recomeço de outra, em Ohio. Após passar sete anos no Cavs e deixar a equipe, em 2010, James dividiu a torcida e, agora, tenta reconquistá-la.

LeBron foi a primeira escolha do Cleveland no draft de 2003 e, logo na sua estreia, chegou à marca de 25 pontos, contra o Sacramento Kings, dando início ao que seria uma trajetória de sucesso em Ohio.

Em seu primeiro ano, foi eleito o "novato da temporada", igualando as médias de Michael Jordan e Oscar Robertson com ao menos 20 pontos, 5 rebotes e 5 assistências de média na temporada, se tornando o primeiro jogador do Cavaliers a conquistar o prêmio.

No ano seguinte, 2004, foi convocado ao All Star Game, além de quebrar o recorde de pontos do Cleveland em uma partida, com 56 contra o Toronto Raptors. LeBron se tornou o jogador mais jovem a entrar no time de estrelas da NBA, com uma média de 27 pontos, 7 rebotes e 7 assistências.


Em Cleveland, LeBron levou sua equipe à duas finais de Conferência e conquistou dois prêmios de MVP (Foto: Arquivo LANCE!)

Em 2006, James se tornou o MVP mais jovem do All Star Game, com 29 pontos, além de atingir uma média de 31 na temporada, com 7 rebotes e 6 assistências. No mesmo ano, o Cleveland chegou aos playoffs e caiu na segunda rodada, para o Detroit Pistons.

Na temporada de 2007, com uma renovação de contrato por três anos, James levou sua equipe à final da Conferência Leste, onde a equipe foi derrotada, novamente, pelo Pistons. No jogo 5 da decisão, LeBron conseguiu uma das maiores partidas da história dos playoffs, com 48 pontos, 9 rebotes e 7 assistências, marcando 29 dos últimos 30 pontos do Cavaliers no jogo.

No ano seguinte, conquistou seu primeiro título de MVP, após uma temporada de 66-16 do Cavs. Novamente, o Clevelando foi à final de Conferência, sendo derrotado pelo Orlando Magic.


No Miami Heat, LeBron James conquistou dois campeonatos e dois prêmios de MVP da NBA (Foto: AFP)

Em 2009, seu último ano com o Cavaliers, LeBron foi novamente eleito o melhor jogador do ano, mas viu sua equipe cair na segunda rodada dos playoffs, perdendo para o Boston Celtics.

Assim, LeBron decidiu seguir para o Miami Heat. sua decisão foi televisionada e levantou mais de US$ 6 milhões (cerca de R$ 14 milhões), doados à caridade. Sua decisão causou comoção em Cleveland, com vídeos de torcedores queimando sua camisa, jogadores condenando sua atitude e até mesmo o presidente da equipe criticando sua decisão.

No Miami, LeBron conquistou dois títulos e chegou à quatro finais da NBA. Em seu segundo ano na equipe, foi eleito MVP e foi campeão da NBA, repetindo o feito no ano seguinte.

Agora, de volta à Cleveland, os sentimentos são dúbios. Fãs querem ver seu time forte e tem em LeBron a esperança do retorno do bom basquete, enquanto alguns, ainda o veem como um traidor. A real história terá seu primeiro capítulo contado no Brasil, no dia 11 de outubro, com o retorno de LeBron James às quadras, contra o Miami Heat.

Divididos, torcedores do Cleveland Cavaliers queriam a volta de LeBron James, ao mesmo tempo que não esquecem a "traição" (Foto: Jason Miller/AFP)