Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Ex-volantes Doriva e Narciso triunfam à frente de Ituano e Penapolense

Ana Maria Índia (FOTO: Divulgação)
Escrito por

Dois grandes volantes do futebol brasileiro nos anos 90, Doriva e Narciso tiveram de encerrar suas carreiras por problemas de saúde. Os ex-jogadores, no entanto, deram a volta por cima e hoje, na posição de técnicos, triunfam à frente de, respectivamente, Ituano e Penapolense, semifinalistas do Paulistão.

Doriva começou sua carreira no São Paulo de Telê Santana, em 1991. No Brasil, ele também se destacou como jogador do Atlético-MG. No exterior, passou por gramados da Itália, Espanha, Inglaterra e Portugal. Pela Seleção Brasileira, foi convocado para a Copa do Mundo de 1998. Em 2008, quando preparava-se para defender o Mirassol no Campeonato Paulista, teve uma arritmia cardíaca detectada e foi forçado a pendurar as chuteiras.

Narciso, que se eternizou como volante do Santos entre os anos de 1994 e 1998, além de passagem rápida pelo Flamengo, também chegou à Seleção Brasileira, não sendo, entretanto, convocado para nenhum Mundial. Em 2000, o defensor teve diagnosticado um tipo raro de leucemia. Após tratamento intensivo e transplante de medula, venceu a batalha contra o câncer e voltou a defender as cores do Peixe em 2003, aposentando-se definitivamente dois anos depois.

L!TV analisa: as surpreendentes semifinais do Paulistão

DAS CHUTEIRAS ÀS PRANCHETAS

Doriva, hoje com 41 anos, está no Ituano desde 2010. Após oscilar entre assistente técnico e treinador interino, o ex-volante recebeu votos de confiança do presidente do clube e pentacampeão mundial Juninho Paulista e, em março de 2013, assumiu definitivamente o comando do Galo de Itu. Na ocasião, ele salvou o time do rebaixamento à Série A2 do Paulistão. Um ano depois, leva a equipe às semifinais do Estadual.

Narciso, por outro lado, já adquiriu anos de experiência como treinador das categorias de base do Santos, do Corinthians e do Palmeiras. Seu resultado mais expressivo como comandante foi o título da Copa São Paulo de Futebol Júnior pelo time do Parque São Jorge. Atualmente, é treinador do Penapolense, equipe semifinalista do Paulistão.

Resta saber se Doriva e Narciso conseguirão dar mais um passo adiante. Neste domingo, mais um capítulo será preenchido nas carreiras de técnico de cada um. O Ituano enfrenta o Palmeiras, às 18h30, no Pacaembu, enquanto o Penapolense encara o Santos, às 16h, na Vila Belmiro. Uma vitória separa os times de Itu e Penápolis das finais do Campeonato Paulista.