Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Que vitória! Colômbia bate a Costa do Marfim e encaminha classificação

Banner para notas app Copa do Mundo
Escrito por

Colômbia e Costa do Marfim fizeram justiça ao protagonismo dado a ambas as seleções no Grupo C da Copa do Mundo. O duelo na tarde desta quinta-feira, vencido por 2 a 1 pelos colombianos, foi pautado pela aplicação tática, além de lindas jogadas individuais no gramado do Mané Garrincha, em Brasília (DF).

Com o triunfo garantido pelos gols de James Rodríguez e Quintero, o time de José Pékerman, com seis pontos, só necessita de um empate com o Japão para se garantir nas oitavas de final. Porém, caso a seleção japonesa empate com a Grécia, na partida que tem início às 19h, ainda nesta quinta, os cafeteros garantem a sua vaga de maneira antecipada.

Já os marfinenses, que balançaram a rede com um belo gol de Gervinho, estão com três pontos e precisam vencer os gregos na última rodada, caso queiram avançar na competição.

VANTAGEM SÓ NA TORCIDA

Com a maioria da torcida na arquibancada, a Colômbia começou como manda o roteiro de um time mandante: dominando o jogo. Orquestrados por James Rodriguez, os colombianos tinham mais a posse de bola nos primeiros 25 minutos. Poucos chances de gol, entretanto, foram criadas.

A melhor oportunidade para abrir o placar aconteceu, curiosamente, em um contra-ataque colombiano. Após ótima triangulação pelo lado direito, Cuadrado cruzou a bola. A defesa africana, entretanto, afastou o perigo.

Com uma postura mais defensiva, a Costa do Marfim foi se soltando aos poucos. A primeira chance dos africanos, inclusive, surgiu após um vacilo do goleiro adversário. Ospina tentou sair jogando com as mãos, mas entregou a bola nos pés de Aurier. O marfinense dominou e, já dentro da área, deu uma linda pedalada para tirar o marcador. O chute acabou saindo com muita força, mas Ospina conseguiu se redimir, praticando bela defesa.

SUPERIORIDADE COLOMBIANA NO CAMPO

A segunda etapa começou um tanto quanto devagar. O jogo voltou a esquentar somente aos 13 minutos, quando Cuadrado voltou a protagonizar um lance de perigo. Após ótimo passe de James Rodríguez, o ponta dominou a bola na área. Sem ângulo, Cuadrado arranjou um lindo drible para, na sequência, mandar uma bomba. Com muito reflexo, Barry conseguiu espalmar, fazendo com que a bola explodisse na trave.

Assustado, o técnico da equipe africana, Sabri Lamouchi, resolveu colocar Didier Droga em campo, aos 14. A substituição, porém, não surtiu o efeito desejado. Pelo contrário. No minuto seguinte, Cuadrado cobrou escanteio para James Rodríguez, de cabeça, abrir o placar: 1 a 0 para a Colômbia.

Em busca da reação, a Costa do Marfim se lançou ao ataque. A confiança marfinense, entretanto, não demorou muito tempo para ser quebrada. Aos 24 minutos, Serey Die errou em uma saída de bola. Após a roubada de bola de Aguilar, Teófilo Gutierrez rolou para Quintero apenas tirar do goleiro: 2 a 0.

Coma vitória encaminhada, a Colômbia começou a tocar a bola sem pressa. Os africanos, por outro lado, viram as suas esperanças serem renovadas aos 33 minutos. Em linda jogada individual, Gervinho driblou três marcadores, entrou na área e mandou uma bomba para diminuir o placar.

Apesar do ímpeto ofensivo da equipe marfinense na reta final, o placar não sofreu mais alterações. A vitória colombiana, com isso, foi concretizada depos do apito do inglês Howard Webb, aos 49 minutos do segundo tempo.

FICHA TÉCNICA

COLÔMBIA 2 X 1 COSTA DO MARFIM

Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Data/Horário: 19/6/2014, às 13h (Horário de Brasília)
Árbitro: Howard Webb (ING)
Assistentes: Michael Mullarkey (ING) e Darren Cann (ING)
Público: 68.748 pagantes
Cartão amarelo: Zokora (CDM)
Cartão vermelho: -

GOL: James Rodríguez, aos 18'/2ºT (1-0); Quintero, aos 24'/2ºT (2-0); Gervinho, aos 27'/2ºT (2-1)

COLÔMBIA: Ospina, Zuñiga, Zapata, Yepes e Armero (Arias, aos 25'/2ºT); Sanchez, Aguilar (Mejia, aos 33'/2ºT), Rodriguez e Cuadrado; Ibarbo (Quintero, aos 7'/2ºT) e Gutierrez. Técnico: José Pekerman

COSTA DO MARFIM: Barry, Aurier, Zokora, Bamba e Boka; Serey (Bolly, aos 27'/2ºT), Tioté e Yaya Touré; Gervinho, Gradel (Kalou, aos 22'/2T) e Bony (Drogba, aos 14'/2ºT). Técnico: Sabri Lamouchi.