Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Visão da rodada: Carioca tem início melancólico

Escrito por

O cartão de visita do Carioca, em 2015, foi o vestiário do Macaé invadido por torcedores de uma facção da torcida do Flamengo antes de a bola rolar. Ricardo Berna agredido e com curativo no queixo, produtos saqueados e muita reclamação. Nem o roteirista mais cruel poderia prever início tão melancólico para um campeonato que já vinha sendo sacudido por baixaria nos bastidores.

Não gostaria de escrever isso, mas a sensação é de que o Estadual vai morrendo ano após ano. Sufocado, vai respirando com ajuda da tradição. Clubes e Ferj têm culpa no cartório. Os “filiados”, atolados em dívidas e reféns da gorda bolada que a TV paga, raramente se levantam como insurgentes (será que em 2015 será diferente?). São co-responsáveis e coniventes em vários pontos. Com mão de ferro, a federação local, que ganha aliados ao inflacionar o número de participantes do torneio, sufoca qualquer movimento contrário. Mas não consegue colocar em prática medidas que valorizem o seu o principal produto.

São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul têm jogos entre pequenos transmitidos pelo pay-per-view. São Bento x Linense; São José x Avenida; Caldense x Mamoré, exemplos deste fim de semana. O Rio não. Não vimos e não veremos duelos que não tenham os quatro grandes envolvidos. E não venham culpar apenas a TV pela falta de transmissão.

Falta estrutura nos estádios, alguns até sem iluminação. Sobram gramados esburacados. Que se dane o profissional que arrisca se machucar no primeiro jogo da temporada.

Não à toa tivemos baixo nível técnico em quase todos os jogos da primeira rodada. No sábado, nenhum dos dez times em campo  conseguiu fazer mais de um gol por partida (Botafogo 1 x 0 Boavista; Resende 1 x 0 Bonsucesso; Bangu 1 x 1 Madureira; Barra Mansa 0 x 1 Volta Redonda; Macaé 1 x 1 Flamengo). Placares magros, pálidos como o campeonato. Ontem, o Vasco encerrou a escrita, fazendo 2 a 0 na Cabofriense, com o Flu repetindo a dose diante do Friburguense (2 a 1), com Tigres e Nova Iguaçu empatando em 1 a 1. Que venham mudanças e rodadas melhores!