Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Viajando quase o dobro que rivais, Holanda pode se complicar no Grupo B

Robben, da Holanda, levando "caldo" na praia (Foto: Pablo Jacob)
Escrito por

Os grandes especialistas dizem que a Copa do Mundo, que começa nesta quinta-feira, será decidida na questão física. Isso porque o Brasil é um país com altas temperaturas e viagens muito grandes entre as sedes. E no Grupo B esta lógica fica ainda mais clara já que uma seleção em especial, a Holanda, terá vida muito mais complicada que os três adversários.

Para disputar os três primeiros jogos da Copa do Mundo, a Holanda viajará aproximadamente 4.200 quilômetros entre Salvador, Porto Alegre e São Paulo. Enquanto isso, Espanha viaja apenas 2.468 quilômetros, Chile 2.358 quilômetros e Austrália 2.864 quilômetros. Ou seja, em aproximadamente 15 dias a Laranja Mecânica fará uma viagem que a levaria desde Amsterdã, capital holandesa, até a Síria, no sudoeste asiático, atravessando nada mais, nada menos, do que seis países (Alemanha, Áustria, Hungria, Sérvia, Bulgária e Turquia).

Apesar de todas as dificuldades, os holandeses não vão utilizar isso como forma de desculpa para uma possível campanha ruim na fase de grupos. De acordo com o capitão e jogador mais experiente do elenco, Van Persie (que tem 30 anos), a Laranja Mecânica chegou mais cedo ao Brasil, onde treina sede do Flamengo na Gávea, para se acostumar ao clima:

Jogadores holandeses têm curtido a praia, mas calor ainda será adversário na Copa (Foto: Pablo Jacob)

- Não estamos acostumados com tanto calor e umidade, mas viemos mais cedo para nos aclimatarmos bem. Poderia ser pior. Há sedes com Salvador e Amazonas onde as temperaturas são ainda maiores. De qualquer forma, o calor não pode ser encarado como uma desculpa.

Além das viagens, a Holanda terá de conviver também com os horários dos jogos. Assim como a Espanha, ela não fará nenhuma partida do Grupo B no horário noturno (das 19h) e fará dois jogos no pico do calor (às 13h). No entanto, a Laranja Mecânica terá cinco dias de intervalo entre as três partidas. Quem gosta de Sneijder, Van Persie e Robben tem de torcer para que a recuperação holandesa seja realmente mecânica e eles joguem como máquinas na Copa do Mundo!