Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Verdão vai ao Morumbi contra tabu e para evitar marca negativa em clássicos

Petkovic (Foto: Arquivo LANCE!)
Escrito por

Se quebrar o jejum de 20 jogos sem superar o São Paulo no Morumbi, neste domingo, o Palmeiras vai se livrar de outras duas marcas incômodas: não terminará o Brasileirão sem vencer clássicos e não igualará o péssimo aproveitamento de 2012, pior temporada do clube contra rivais desde 1962.

Dos oito clássicos desta temporada, o Verdão venceu apenas um: justamente contra o São Paulo, pelo Paulistão. Nos outros sete, acumula cinco derrotas e dois empates, com aproveitamento de 20,8% dos pontos disputados no total. Em caso de derrota no estádio tricolor, esse número vai cair para 18,5% e a campanha ficará exatamente igual à de 2012, ano marcado pelo rebaixamento à Série B.

É o pior desempenho desde 1962, quando o aproveitamento contra os rivais foi de míseros 11,1%, com um vitória, um empate e dez derrotas.
Em 2003, o índice foi só de 16,6% dos pontoss, mas o clube disputou só dois clássicos, ambos contra o Corinthians (empate e derrota).

Em 14º lugar e a cinco pontos do primeiro time da zona da degola, o Palmeiras só conquistou um ponto diante dos maiores inimigos do Estado no Brasileirão, no empate por 1 a 1 com o Corinthians, no Pacaembu. Nos outros cinco duelos, só derrotas (duas para o Santos, uma para o Corinthians e uma para o São Paulo).

- O Palmeiras cometeu erros ao longo de todo o campeonato, é natural ter tirado possibilidade de bons resultados (nos clássicos). O Palmeiras tem que melhorar, uma equipe grande não pode deixar de estar brigando de igual para igual - disse o técnico Dorival Júnior, que não conseguiu vencer nem o Santos (1 a 3) e nem o Corinthians (1 a 1) pelo clube.

Ele pode entrar para a história ao derrubar a incômoda escrita no Morumbi. A última vitória do Palmeiras contra o São Paulo no local foi em março de 2002, por 4 a 2, no jogo que ficou marcado pelo golaço de Alex com direito a chapéu em Ceni. De lá para cá, os são-paulinos venceram 12 vezes e houve empate em oito ocasiões. O técnico do Verdão não acredita só em "fator casa".

- Se aconteceram esses resultados, não foi pelo campo em si. Lógico que é a casa do São Paulo, mas não que seja o diferencial. O que vai definir a sorte será a postura dos jogadores, a intensidade, a maior vontade de uma ou outra equipe - disse.

MELHORA, VERDÃO!

2014
No Paulistão, o time venceu o São Paulo por 2 a 1, ficou no 1 a 1 com o Corinthians e perdeu para o Santos por 2 a 1.  No Brasileiro, perdeu as duas para o Santos (2 a 0 e 3 a 1), faturou um ponto contra o Corinthians (0 a 2 e 1 a 1) e perdeu para o São Paulo (2 a 1). Nova derrota derrubará índice para 18,5% de aproveitamento.

2012
A campanha de dois anos atrás pode ser igualada. No Paulista, o Verdão fez 2 a 1 no Santos, empatou por 3 a 3 com o São Paulo e tomou 2 a 1 do Corinthians. No Brasileiro, duas derrotas para o Santos (2 a 1 e 3 a 1), um ponto somado contra o São Paulo (1 a 1 e 0 a 3) e mais duas derrotas para o Corinthians (2 a 1 e 2 a 0). Aproveitamento de 18,5%.

2003
Pior índice do século, mas com dois clássicos em todo o ano: empate por 2 a 2 e derrota por 4 a 2 na semi do Paulista, contra o Corinthians. Só 16,6%.

1962
Time fez 12 clássicos naquele ano. Perdeu três vezes do Santos, cinco do São Paulo e duas do Corinthians. Empatou com o São Paulo e venceu uma, contra o Corinthians: 11,1%.