Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Venezuelano faz de Manaus a sua cidade na Copa

Francisco do Socorro (Foto: Arquivo Pessoal)
Escrito por

Manaus irá receber  um fluxo de 176 mil turistas na Copa do Mundo. Embora o maior contingente esperado seja o de americanos (35 mil), que superarão os 15 mil ingleses que estiveram na cidade para o jogo contra a Inglaterra, estes são estrangeiros-torcedores de sua seleção, que chegam na cidade para ver uma partida e sai rapidinho para a outra sede na qual o seu time jogará.

Mas há torcedor de um país que não está na Copa e que pode ser visto em todos os lugares, em grupo ou não e que ficará na cidade até o término da fase de grupos: o venezuelano. A secretaria de turismo do Amazonas ainda não tem um número oficial, mas projeta que o contingente ultrapasse dois mil.

Os venezuelanos preferem a área da Fan Fest, na Ponta Negra, ou do Teatro Amazonas, onde há telões para as partidas. Muitos torcem para a Itália por questões familiares (há boa presença de imigrantes italianos no país). E o apoio está bem dividido: Brasil, Argentina e Colômbia também estão no gosto.

- Oscar Diamante é um deles. Faz parte de um grupo de três amigos. Diz que o seu país dificilmente terá uma Copa do Mundo em casa  e que a capital do Amazonas se tornou a sede da Venezuela na Copa por causa da proximidade.

- Acho que é o mais próximo que teremos em relação a uma Copa. São duas horas de voo. É mais fácil um venezuelano viajar para Manaus do que alguém da região Sul do Brasil. Então, muitos de nós resolveram considerar a Arena da Amazônia o estádio oficial do torcedor venezuelano na Copa - disse Diamante, que está na acreditando no sucesso da .... Inglaterra?

- Sei que sou diferente dos meus amigos. Nosso grupo tem quatro e nínguém torce para a mesma seleção. Tem um que é Argentina, outro Itália e outro Colômbia. Mas eu gosto da Inglaterra, que tem grandes clubes, rock, história. Eu fiquei bem decepcionado com a derrota - disse

O quarteto chegou em Manaus no dia 13 e ficará mais 15 dias na cidade.

- Consegui ingressos para os quatro jogos de Manaus e estamos realizando um sonho. Conhecemos muitos ingleses e italianos, muitos americanos estarão aqui e trocaremos experiências. Só não arranjei uma namorada. Ainda. Quem sabe não me saio bem com as croatas, dizem que elas são lindas, mas ainda não chegaram por aqui  - disse Martin, um dos venezuelanos do grupo que caminhava na área próxima ao porto de Manaus e fotografava a praça na qual fica a Igreja matriz da cidade.