Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Veja quais são as cinco maiores ameaças ao bicampeonato de Gabriel Medina

Escrito por


Gabriel Medina iniciará 2015 como o surfista a ser batido no circuito mundial de surfe. Com o título conquistado em 2014, o paulista será a "caça" nas baterias disputadas pelo mundo, e cinco concorrentes estrangeiros pintam como os "caçadores".

A lenda Kelly Slater, o tricampeão Mick Fanning, a promessa John John Florence, o experiente Joel Parkinson e o "azarão" Michel Bourez estão entre os candidatos a estragar a festa verde e amarela em 2015 na rebatizada Liga Mundial de Surfe (WSL, em inglês). Se vale como consolo, o campeão mundial não foi eliminado por nenhum deles no ano passado (veja lista abaixo).

Outros nomes não podem ser descartados, como o brasileiro Adriano de Souza, e o sul-africano Jordy Smith. Mas tudo leva a crer que Medina concorrerá pela taça com os cinco surfistas acima relacionados.

Veja abaixo por que Slater, Fanning, Florence, Parkinson e Bourez devem ser olhados por Medina com muito cuidado em seu retrovisor.

Mick Fanning
É uma das mais sérias ameaças ao bicampeonato mundial de Gabriel Medina. O australiano é tricampeão mundial, e vem de um vice-campeonato. Em 2014, assim como Slater, também lutou pelo título até a perna derradeira do antigo WCT, no Havaí. Fez uma boa temporada no ano passado ao ser o maior vencedor de etapas ao lado de Medina, com três triunfos.

Kelly Slater
Apesar de ter completado 43 anos neste mês (no dia 11), a lenda do surfe continua em ótima forma. No ano passado, o americano lutou por seu 12º título mundial até a última etapa, em Pipeline, e acabou terminando o ano na quarta colocação. É o mais velho do circuito, mas o talento segue o mesmo e o físico ainda o mantém entre os melhores. Fica de alerta o fato dele não ter vencido uma etapa sequer em 2014.

John John Florence
O havaiano de 22 anos é um dos talentos da nova geração do surfe e apontado por especialistas como futuro campeão mundial por seu estilo arrojado. Ficou em terceiro lugar na classificação final de 2014, e tem duas vitórias na primeira divisão em quatro temporadas disputadas. Não seria nada surpreendente se este rótulo de "futuro campeão mundial" se confirmasse em 2015.

Joel Parkinson
O australiano de 33 anos vem em decadência no circuito mundial, é verdade, mas não pode ser descartado da corrida pelo título. Afinal, não faz muito tempo, mais exatamente em 2012, ele ergueu o caneco de campeão do WCT. Parkinson terminou 2014 em sexto lugar, e não conquistou uma vitória sequer nas 11 etapas realizadas. Como consolo, Slater também não venceu no ano passado.

Michel Bourez
O taitiano de 29 anos sempre fez parte do pelotão intermediário do circuito mundial de surfe, mas evoluiu em 2014 e fez sua melhor temporada. Ganhou duas etapas no ano passado, sendo uma delas no Rio de Janeiro. Acabou o campeonato em quinto lugar. Corre por fora para ser o campeão da nova WSL.

Veja quem foram os surfistas que eliminaram Gabriel Medina nas etapas do antigo WCT em 2014
Margaret River (AUS) - Josh Kerr (quartas de final)
Bells Beach (AUS) - Adriano de Souza (5ª rodada)
Rio de Janeiro (BRA) - Travis Logie (3ª rodada)
Jeffreys Bay (AFS) - Owen Wright (quartas de final)
Trestles (EUA) - Adrian Buchan (quartas de final)
Landes (FRA) - Josh Kerr (quartas de final)
Peniche (POR) - Brett Simpson (3ª rodada)
Pipeline (HAV) - Julian Wilson (Final)