Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Vasco ganha sobrevida, enquanto o risco de queda do Fluminense quase dobra

Escrito por

O Cruzeiro é o campeão brasileiro deste ano desde a 34ª rodada da competição. A briga pelas três vagas restantes à Libertadores do ano que vem conta apenas com cinco times, sendo que o Atlético-PR está muito próximo de se garantir na competição: tal possibilidade chegou aos 97%. Já a disputa para saber quais times permanecerão na Série A continua acirrada. A conclusão da 36ª rodada do Brasileirão garantiu alívio para o Bahia, sobrevida ao Vasco e quase duplicou o drama do Fluminense, que viu o seu risco de queda aumentar de 22% para 38%, segundo os cálculos do matemático Tristão Garcia, do site Infobola e da Academia LANCE!.

O Náutico teve o seu rebaixamento decretado ainda no dia 2 deste mês, ao término da 32ª rodada. O Timbu poderia ter ganho companhia já neste domingo, mas a Ponte Preta, ao empatar com o Grêmio e ver o Fluminense ser derrotado pelo Santos, ganhou mais uma rodada de esperança, embora o seu risco de queda tenha chegado aos 99%. O Tricolor carioca, que tinha respirado com duas vitórias seguidas, passou a ser o primeiro time fora da zona do descenso: a possibilidade de queda, antes em 22%, passou para 38%.

O Vasco precisava vencer o campeão Cruzeiro para não encaminhar de vez o seu rebaixamento. Como alcançou esse objetivo no sábado, o Cruz-Maltino ainda celebrou os empates de Criciúma e Coritiba e a derrota do Fluminense. O seu risco de queda, antes em 88%, caiu para 76%. Por falar em Criciúma, a equipe catarinense não ampliou a sequência de três vitórias e segue ameaçada. O risco de descenso estava em 13% e, agora, é de 20%. Já  Coritiba e Portuguesa passaram de 49% e 4% para 50% e 8%, respectivamente. O Inter segue com apenas 1% e o Flamengo se livrou da possibilidade de descenso.

ATLÉTICO-PR MUITO PRÓXIMO DE VAGA NA LIBERTADORES

A disputa pelas, por ora, três vagas restantes para a Libertadores de 2014 vai ficando ainda mais restrita. O Atlético-PR pode se considerar o grande vencedor da rodada, pois foi o único time, entre os que têm chances de classificação, a vencer na rodada. Com isso, a sua possibilidade de classificação para a competição passou a ser de 97% – era de 81%. E vale lembrar que o vice-campeão terá vaga direta na fase de grupos da Libertadores.

Grêmio e Goiás, que se enfrentarão no próximo domingo, passaram a somar 88% e 64% de chances, respectivamente. Já o Botafogo, apesar não retornar ao G4 do Brasileirão, viu as suas chances aumentarem: de 47% para 49%. O Vitória, por sua vez, se complicou: tinha 8% e só tem 2% com a conclusão da rodada.

VEJA AS CHANCES DE LIBERTADORES E REBAIXAMENTO DO SEU TIME NO BRASILEIRÃO

*O Cruzeiro é o campeão brasileiro de 2013 e, como consequência, está garantido na fase de grupos da Libertadores do ano que vem.

**O Atlético-MG já está garantido na Libertadores de 2014 por ser o atual campeão. Caso apareça entre os quatro primeiros do Campeonato Brasileiro, possibilidade que ainda existe, o quinto colocado terá a vaga na competição.

***O Náutico já está rebaixado para a Segunda Divisão de 2014.

****Se o vencedor da Copa do Brasil – torneio mata-mata que garante ao campeão vaga na Libertadores – terminar o Brasileirão entre os quatro primeiros colocados, o quinto terá direito a uma vaga na Liberta. No entanto, isso não acontecerá se um time brasileiro – São Paulo ou Ponte Preta – conquistar a Copa Sul-Americana.