Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Variação tática e marcação pressão: as armas de Muricy Ramalho

Escrito por

Quando teve a confirmação da diretoria de que o São Paulo passaria duas semanas em Orlando (EUA), Muricy Ramalho respirou aliviado  por não ficar sem local para trabalhar na Copa do Mundo e resolveu colocar em prática novas estratégias para fazer o time embalar no segundo semestre. A primeira delas, cobrada com veemência durante as atividades nos Estados Unidos, é a marcação pressão.

- O futebol hoje é assim, não pode deixar jogar. Não pode ir atrás da bola e esperar. O brasileiro tem dificuldade de fazer isso, por isso a minha cobrança é muito forte. Na Copa a gennte vê que não deixam jogar. Deixar pensar é difícil, por isso tem que pressionar, mas isso requer muito treinamento e conversa. Tem que procurar quem faça isso, porque alguns têm dificuldades, mas com treinamento podem melhorar - explicou o treindaor.

Outra arma testada por Muricy no complexo esportivo do Omni Resort foi a variação tática. Nos treinos técnicos e táticos, coletivos e jogos-treino, o comandante são-paulino testou Alan Kardec na vaga de Alexandre Pato, fez Lucas Evangelista virar lateral-esquerdo e até esboçou a equipe com três zagueiros. Na vitória por 11 a 1 com o Ocala PDL, time universitário, Paulo Miranda entrou no lugar de Osvaldo e deu novas possibilidades a Muricy.


- Ano passado a gente atuou muito dessa maneira. Podemos alternar entre linha de quatro ou três atrás para dar segurança aos laterais e centralizar os atacantes em vez de atuar com pontas. Tem que ter variação, não pode jogar de uma maneira só. Tem que testar para o futuro - destacou.

De volta ao Brasil neste sábado, a comissão técnica correrá para definir o planejamento das próximas semanas, mas é provável que o elenco trabalhe pela manhã no gramado do Morumbi e use as dependências do clube social no período da tarde para atividades na piscina e na academia.