Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Túnel do Tempo – Roberto Assaf: Espanha x Holanda: Clássico histórico

Neymar comemora gol - Brasil x Croácia (Foto: Eduardo Viana/ LANCE!Press)
Escrito por

         Espanha e Holanda fazem amanhã na Fonte Nova, em Salvador, o 11º jogo da história entre as duas seleções. Talvez seja exagero afirmar que se trata de uma revanche da Copa de 2010. Afinal, a vitória de 1 a 0 da Fúria, naquela partida, valeu o seu primeiro título mundial.

         Mas o fato é que pelo menos 16 protagonistas daquela noite, em Johanesburgo, poderão se encontrar novamente na capital da Bahia. Casillas, Sergio Ramos, Piqué, Busquets, Iniesta, Xavi, Xabi Alonso, Fabregas, Villa, Pedro e Torres estão na relação de 23 nomes do técnico Vicente del Bosque. E De Jong, Van Persie, Robben, Sneijder e Kuyt do holandês Louis van Gaal. A memória é recente, mas não custa lembrar que o jogo aconteceu em 11 de julho, no Soccer City, e que a Espanha ganhou com um gol de Iniesta aos 116 minutos. Aquela foi também a última vez que as duas seleções se enfrentaram.

         A história desse duelo começou em 5 de setembro de 1920, pela Olimpíada de Antuérpia, na Bélgica, e a Fúria venceu por 3 a 1. Durante mais de 60 anos, as duas equipes só disputaram amistosos, apenas três deles. Em janeiro de 1957, a Espanha goleou por 5 a 1, em Madri, quando Alfredo di Stéfano ainda brilhava como o grande craque do país. Em maio de 1973, a Holanda fez 3 a 2, em Amsterdã, quando o destaque era a turma liderada por Johann Cruyff, que seria vice mundial em 1974. Em janeiro de 1980, a Espanha voltou a ganhar, por 1 a 0, em Vigo, marcando o atacante Dani.

         Em 1983, as duas seleções jogaram novamente enfim partidas oficiais, válidas pelas Eliminatórias para a Copa Europeia de Nações. Em fevereiro, em Sevilla, deu Fúria, 1 a 0, gol de Senior. Em novembro, em Roterdã, a Holanda deu o troco: 2 a 1. A história continuou em janeiro de 1987, num amistoso, em Barcelona. A Laranja começava a montar o time em que se destacaram sobretudo Rijkaard, Gullit e Van Basten. Mas a partida acabou empatada: 1 a 1. Em novembro de 2000, a Holanda ganhou por 2 a 1, no Olímpico de Sevilha. O curioso é que a equipe vencedora reunia quatro craques que atuavam no Barcelona: Reiziger, Frank de Boer, Cocu e Kluivert.

         Em março de 2002, em mais um amistoso, a Laranja ganhou por 1 a 0, em Roterdã. Foi a última vez antes da decisão do Mundial de 2010. No total, são 10 jogos, com cinco vitórias da Espanha, quatro da Holanda, além de um empate. Agora, em Salvador, a Laranja só pensa em vingar 2010 e igualar o confronto.


E MAIS:
> HOME: Veja todas as notícias sobre a Copa do Mundo no LANCE!Net


L!TV:
> Croácia: com grandes jogadores, croatas querem repetir sucesso de 98
> Pai do jogador brasileiro naturalizado croata fala sobre o filho
> L!TV mostra o campo de treinamento da Croácia na Bahia