Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Tribunal de Contas do DF aponta para superfaturamento na compra de ônibus para a Copa do Mundo em Brasília

SAT - Banner para inserir na nota
Escrito por

A empresa estatal TCB (Sociedade de Transportes de Brasília) encomendou 18 ônibus híbridos para a locomoção de turistas com ingressos para a Copa do Mundo até o Estádio Mané Garrincha. O Tribunal de Contas do Distrito Federal apontou para um superfaturamento desta frota, e alertou que os veículos só seriam entregues depois de transcorridos quatro dos sete jogos sediados pela capital.

Além disso, os 18 ônibus - em modelo ecológico à base de biodiesel e motor elétrico - custariam aos cofres do estado R$19,7 milhões. Em Curitiba, segundo informações do Tribunal, R$ 26 milhões bastarão para comprar 60 veículos parecidos. As únicas diferenças são o câmbio automático, ar-condicionado e sistema de baterias - presentes na versão candanga.

Carlos Koch Ribeiro, presidente da TCB, afirmou à "Folha de S. Paulo" que a empresa utilizará outros ônibus da frota antes da chegada da nova linha, e que o atraso da licitação é justificado, pois a estatal esperou um fabricante nacional habilitar-se ao BNDES, que financia a compra. Este fato não ocorreu, e a Volvo fará o negócio. Mas o contrato ainda não foi assinado, e o prazo de entrega é de 120 dias.

- Um ônibus híbrido custa de 60% a 100% mais caro que um ônibus normal. Esse preço foi encaminhado ao BNDES e não houve problemas - afirmou Ribeiro.

Os veículos têm espaço para levar 40 pessoas de um lugar ao outro. Após a Copa, Ribeiro disse que o investimento dará bons frutos. Os novos ônibus passarão a fazer parte da frota regular da TCB.