Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Três vagas em jogo para as semifinais da Série B do Rio de Janeiro

Escrito por

Três dos semifinalistas da Taça Santos Dumont , o primeiro turno da Série B do Rio, serão conhecidos nesta quarta-feira (a Portuguesa, líder do Grupo B com 14 pontos e que folga nesta rodada já está garantida), quando será disputada a última rodada da fase de classificação.

Neste turno os times do Grupo A enfrentam os do Grupo B e seis concorrentes ainda têm chances.

No Grupo A, o Olaria lidera com 19 pontos e tem a melhor campanha entre todos os 17 concorrentes. Mas ainda pode ser alcançado por Barra Mansa (17 pontos) e Sampaio Correa (16). No Grupo B, América (13 pontos), Americano e São João da Barra (11) lutam pela segunda vaga, sendo que o América ainda pode roubar o primeiro lugar da Portuguesa (os primeiros colocados levam a vantagem de jogar em casa o único duelo da semifinal).

Dos sete jogos, todos às 15h30min, dois envolvem candidatos à vaga: o América recebe o Olaria enquanto o São João da Barra, treinado por Andrade encara em seus domínios o Sampaio Correa.

Apesar da campanha mais modesta do que o adversário e só ter a garantia de classificação sem depender de outros resultados em caso de vitória, o América entra com status de favorito. Além de jogar no Giulitte Coutinho, o time engrenou após a chegada do treinador Gilson Nunes: foram quatro vitórias (uma delas WO diante do Quissamã). Já o Olaria vem de empate em casa diante do Americano e deve jogar de forma cautelosa, já que precisa apenas de mais um ponto para se qualificar. A presença da torcida também é visto como um fator importante e a diretoria do clube espera que pela primeira vez na temporada o time consiga colocar mais de mil torcedores no estádio. Os preços são de R$10,00 e R$5,00.

O Americano também vive momento de alta. Após quase sair da Rua Bariri com os três pontos (cedeu o empate ao Olaria no finzinho), o time campista tem um bom saldo de gols. Caso vença o Angra, um dos piores times da temporada, basta o América empatar que a segunda vaga do Grupo B será dele.

São João da Barra e Sampaio Correa fazem um duelo de franco-atiradores. O empate elimina os dois e quem vencer ainda precisará secar muito os rivais. No caso do São João da Barra, o América precisa ser derrotado e o Americano não pode vencer o seu jogo. Para o Sampaio, há a necessidade de uma destas duas situações: o Barra Mansa não vencer Queimados ou o Olaria ser goleado pelo América, para que a diferença no saldo a favor do time da Rua Bariri (11 a 4) seja anulada.

Por fim, o Barra Mansa joga fora de casa contra o Queimados, um rival que é inferior tecnicamente. A vitória poderá deixar o time em primeiro lugar no Grupo A.

Os demais jogos da rodada: São Gonçalo x Mangaratiba, Paduano x Quissamã e Barra da Tijuca x Tigres. Folgam na rodada Ceres, Portuguesa e Goytacaz.

CLASSIFICAÇÃO:

Grupo A

1º Olaria, 19 pontos;
2º Barra Mansa, 17;
3º Sampaio Correa e Ceres, 16;
5º Tigres e Mangaratibense, 10;
7º Angra dos Reis, 6;
8º Quissamã, 1.

Grupo B

1º Portuguesa, 15 pontos;
2º América 13;
3º Americano e São João da Barra, 11 pontos;
5º Goytacaz, 10;
6º Barra da Tijuca, 9 pontos;
7° Queimados, 7;
8º São Gonçalo, 4;
9º Paduano, 3.

Os dois primeiros de cada grupo jogam a semifinal da Taça Santos Dumont. O campeão se qulifica para o triangular final, que terá também o campeão da taça Crcovado (segundo turno) e o time com o maior número de pontos na soma dos dois turnos, excluindo os campeões. O trio jogará turno e retunro e os dois melhores colocados sobem para a elite do Rio em 2015, nas vagas dos rebaixados Audax e Duque de Caxias.