Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Tite dá ‘ok’ a agente para ouvir propostas do exterior e já planeja 2014

Escrito por

Tite está disposto a abrir negociações com clubes que desejam contratá-lo para a temporada 2014. A única ressalva do treinador, porém, ainda é de não aceitar ir para times brasileiros no primeiro semestre do próximo ano.

A posição, revelada há semanas, é mantida mesmo depois de saber que não seguirá no Corinthians. Após escutar da diretoria que não está nos planos, o técnico avisou seu empresário, Gilmar Veloz, que vai começar a analisar as propostas do exterior, que, até então, haviam ficado de lado. Mesmo balançando no Timão, ele havia deixado claro para o agente que só ouviria alguma coisa de outros interessados depois definir a situação no clube.

Os títulos do Mundial e da Libertadores deram maior visibilidade internacional ao comandante. Desde o meio do ano, clubes do exterior o sondaram. No Brasil, o Internacional chegou a procurá-lo diretamente, mas não foi sequer ouvido. Outros quatro brasileiros cogitaram.

De concreto, Tite recebeu apenas uma proposta milionária da China, mas não empolgou. O interesse vindo do Oriente Médio e do Japão também é forte. Segundo pessoas próximas ao treinador, o interesse aumentou desde o anúncio oficial de que não continuará no Corinthians.

A temporada europeia ainda em andamento impossibilita uma transferência agora. Comandar uma seleção, um de seus desejos, também dificilmente acontecerá, já restam pouco mais de seis meses para o início Copa do Mundo no Brasil e nenhum cargo deve ficar vago.

Como Luiz Felipe Scolari deve deixar a Seleção Brasileira após o Mundial, Tite vê com bons olhos esperar até lá e, livre de contratos, realizar o grande sonho de assumir a Amarelinha. O técnico não toca no assunto publicamente. Além disso, o presidente da CBF, José Maria Marin, disse depois da Copa das Confederações que Gallo, técnico das seleções de base, deve ser o natural substituto de Felipão, caso ele saia.

Nos próximos seis meses, Tite não descarta viajar, fazer intercâmbios e ver futebol, sem o compromisso e a pressão de estar trabalhando. A pressa para resolver seu futuro, diz, é zero. Desgastado dos três anos ininterruptos de Corinthians, quer passar mais tempo com os dois filhos, que estudam no exterior.

Opções e planos

Trabalho
Depois de uma breve férias, Tite pode iniciar 2014 comandando alguma equipe de fora do Brasil. Apesar de já ter dito que a dificuldade com idiomas que não domina incomoda, ofertas milionárias podem convencê-lo.

Família
O treinador sente falta dos filhos, que estudam nos EUA. Ideia é passar um tempo com eles, assim que a temporada 2013 acabar. Ver a mãe e família, em Caxias do Sul (RS), também faz parte do roteiro.

Estudar
Após mais de três anos sem tempo livre, cogita estudar, caso não feche com nenhum clube do exterior. A ideia é fazer intercâmbios em clubes da Europa para acompanhar jogos e treinos e desenvolver novos métodos de trabalho.

Seleção
Se decidir esperar e fazer as opções acima, Tite teria grandes chances de assumir uma seleção após a Copa. Mesmo que não seja a Brasileira.

Gilmar Veloz
Empresário de Tite, ao LANCE!Net

Com a saída certa do Tite em 2014, vocês já têm alguma definição da carreira dele para o futuro?
Estamos estudando as propostas a partir de agora. Tite já colocou a posição dele, que no Brasil agora ele não pretende trabalhar.

Na coletiva, Tite chegou a dizer que recebeu propostas de cinco clubes brasileiros. Algo avançou?
Já conversamos e no Brasil, por enquanto, ele não vai trabalhar. Então nem fomos adiante e não vamos discutir propostas do Brasil.

E o que tem do exterior?
Não estou autorizado a falar.

Ele tem um desejo de dirigir a Seleção Brasileira no futuro. Há chance de ele tirar um semestre sabático para esperar a saída do Felipão após a Copa do Mundo de 2014?
Não dá para falar, não sei. O importante é analisar o que tem. Depois vamos ver o que é o melhor.