Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Timão pagou R$ 4,6 milhões por cada ponto que conquistou no Brasileiro

Gráfico - Rendimento dos clubes Serie A 2013 - Amir Somoggi -Dez 2013-5 (Foto: Reprodução)
Escrito por

Cada um dos 50 pontos amealhados pelo Corinthians na classificação geral do Campeonato Brasileiro deste ano correspondeu a um gasto de R$ 4,6 milhões dos R$ 233 milhões que o clube destinou ao seu departamento de futebol. Os dados financeiros referem-se à temporada de 2012. O Timão conquistou 11 vitórias e assinalou 27 gols, o que lhe garantiu um índice de aproveitamento de 43,9%.

O Cruzeiro, campeão da atual temporada, acumulou impressionantes 76 pontos (26 a mais do que o clube paulista) ao longo da competição. Cada ponto conquistado pelo clube mineiro correspondeu a R$ 1,3 milhão, valor bem inferior aos quase R$ 5 milhões pagos pelo Corinthians. A façanha da Raposa foi obtida graças à sua campanha vitoriosa neste ano. O time conquistou 23 vitórias, assinalando a incrível marca de 77 gols.

Por outro lado, o Internacional, 15º colocado no Brasileirão, foi o clube que mais gastou depois do Corinthians. Os Colorados destinaram R$ 3,9 milhões para cada um dos 48 pontos que acumularam este ano no torneio.

Os dados fazem parte de um estudo realizado pelo consultor de marketing e gestão esportiva Amir Somoggi. A análise das cifras movimentadas pelos clubes aliadas à performance esportiva de cada time este ano revela que nem sempre o orçamento é garantia de uma campanha digna de aplausos.

- As conclusões do estudo são interessantes e contam com algumas surpresas. O campeão Cruzeiro, por exemplo, em 2012 foi o 13º clube em receitas do Brasil, com um custo com futebol de R$ 100 milhões. Já o Atlético-PR, Botafogo, Vitória e Goiás, com orçamentos mais modestos, apresentaram melhores resultados em campo e ficaram no terceiro, quarto, quinto e sexto lugares, respectivamente - analisa Somoggi.

O Fluminense, campeão brasileiro do ano passado, por exemplo, e rebaixado à Série B este ano por conta de sua pífia campanha, destinou R$1,6 milhão para cada um dos 46 pontos conquistados a duras penas. O Tricolor das Laranjeiras gastou R$ 1,6 milhão dos R$ 76 milhões engolidos pelo seu departamento de futebol.

Já o vasco da Gama, igualmente rebaixado, ficou em 18º lugar. No ano passado, o clube gastou R$ 92 milhões com o seu departamento de futebol. A fraca campanha do time cruzmaltino (44 pontos na classiicação geral) correspondeu a R$ 2,1 milhões por cada ponto conquistado.