Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Timão x Flu: últimos campeões se enfrentam para abafar crise

Escrito por

Corinthians e Fluminense conquistaram as últimas três edições do Brasileirão de forma incontestável. No entanto, a hegemonia dos dois clubes acabou, e 2013 tem sido uma temporada difícil para ambos. Neste domingo, às 19h30, na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara, as duas equipes se enfrentam para tentarem respirar aliviadas na briga contra o rebaixamento e por tranqüilidade.

Campeão nacional em 2011, temporada anterior à sua consagração continental e mundial, o Corinthians vive situação menos turbulenta que o Fluminense. O time do técnico Tite está em 12° lugar, com chances matemáticas mínimas de atingir vaga na Libertadores, mas com confortável vantagem de seis pontos para cima do Vasco, que abre a zona de rebaixamento com 36.

- Esse jogo vai ter caráter decisivo. Nós pelos nossos motivos, eles pelos deles. Eu quero que minha equipe mantenha desempenho que vem apresentando, mas transforme isso em resultado de vitória. O Fluminense venceu dois dos últimos três Brasileiros, viu quanto o de 2013 está difícil e também está em situação difícil de precisar pontos. É o panorama de um grande jogo – prevê Tite.

Durante a semana que antecedeu o confronto que mudou de lugar por conta da perda de mais um mando de campo, o treinador deu especial atenção às finalizações, já que o Corinthians é o time que tem o segundo pior ataque do Brasileirão (só supera o rebaixado Náutico), e também é o que mais empatou – 15 vezes – e vem de dois resultados iguais consecutivos.

Para reagir, Tite mandará a campo contra o Fluminense o mesmo time que ficou no 1 a 1 com o Vitória, domingo passado. Os desfalques por lesão são Cássio e Guerrero, que retornam apenas em 2014, e o lateral-esquerdo Fábio Santos, que se recupera de dores no púbis e precisará de mais uma semana de preparação. Enquanto isso, Alessandro segue desempenhando a função de maneira improvisada.

Já no Fluminense, a situação é mais delicada. A equipe de Vanderlei Luxemburgo soma os mesmos 36 pontos do Vasco, e está fora da zona de rebaixamento apenas por conta dos critérios de desempate. Para deixar o grupo concentrado na fuga das últimas posições, o treinador adotou o refúgio da cidade de Atibaia, no interior de São Paulo, onde os jogadores estão desde o início da semana pensando apenas em encerrar o jejum de oito jogos sem vencer.

- Pressão não me incomoda. O que estamos tentando fazer é buscar o máximo de cada jogador para tirar o Fluminense dessa situação. Eu trocaria todos os títulos que já conquistei para manter o clube na Série A. Se conseguir, vou comemorar demais, vai ser o melhor título da minha carreira. E preciso voltar a dizer que não vou sair, só se me mandarem embora. Vou até o final com o Flu – explica Luxemburgo.

A tendência é que o treinador faça algumas mudanças em relação ao time que encarou o Flamengo. Felipe e Wágner brigam pela vaga de armador. Na lateral esquerda, o volante Rafinha ou o lateral-direito Igor Julião devem ser improvisados. Outra mudança pode acontecer na direita, já que Bruno foi poupado do treino desta terça e na quarta deu apenas algumas voltas em torno do gramado, podendo ser desfalque para o jogo de domingo. Com isso, Wellington Silva (que voltou a treinar normalmente em Atibaia) e Igor Julião disputam a vaga de titular.

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS x FLUMINENSE

Local: estádio Arena Fonte Luminosa, em Araraquara (SP)
Data/Horário: 10/11/13, às 19h30 (de Brasília)
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Assistentes: Cristhian Passos Sorence (GO) e Cleriston Clay Barreto Rios (Asp-Fifa-SE)

CORINTHIANS: Walter; Edenilson, Gil, Paulo André e Alessandro; Ralf e Guilherme; Romarinho, Douglas e Emerson Sheik; Renato Augusto – Técnico: Tite.

FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Bruno (Wellington Silva), Gum, Leandro Euzébio e Rafinha (Igor Julião); Edinho, Diguinho. Jean e Felipe; Biro Biro e Rafael Sobis – Técnico: Vanderlei Luxemburgo.