Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Testes antidoping da Copa-2014 serão feitos fora do Brasil

Escrito por

A Fifa divulgou nesta terça-feira que os exames antidoping dos jogadores das 32 seleções que disputarão a Copa do Mundo serão feitos no laboratório em Lausanne (SUI). A decisão foi tomada por causa do descredenciamento do laboratório brasileiro Ladetec pela Agência Mundial Antidoping (Wada), em agosto deste ano.

A Fifa se reuniu com Wada e autoridades brasileiras para dar uma solução ao dilema, uma vez que a Ladetec não conseguiria seu credenciamento de volta a tempo da Copa do Mundo, que começa em 12 de junho do ano que vem. Assim, amostras de sangue e urina serão enviados à Suíça, mas a entidade ainda está solucionando a questão de envio das amostras para o país durante a competição.

O laboratório suíço foi o mesmo que realizou exames de sangue antidoping na Copa das Confederações, e também auxilia na montagem do perfil biólogico dos jogadores, conforme programa estabelecido pela Fifa para a Copa.

Entenda o caso

Em agosto, o Comitê Executivo da Wada descredenciou o Laboratório de Controle de Doping (LADETEC), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A justificativa apresentada foi a de que pela segunda vez o local se mostrou abaixo dos padrões técnicos exigidos e ficou em desconforminade com a Norma Internacional para Laboratórios (ISL ).

A decisão do Comitê entrou em vigor em 25 de setembro. A primeira suspensão do Ladetec foi em janeiro de 2012 por seis meses para realizar o exame IRMS, que avalia se a testosterona encontrada numa amostra é de origem endógena ou exógena. A segunda suspensão veio em agosto deste ano e semanas depois o descredenciamento. Um novo prédio está sendo construído no campus da UFRJ para abrigar exclusivamente o laboratório.