Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Técnico vê Jacaré como ‘outro lutador’ para revanche contra Mousasi

Copa do Mundo 2014 - Nigéria x Argentina (Foto: AFP)
Escrito por

Há pouco mais de cinco anos, no Japão, Ronaldo Jacaré amargava uma dura derrota por nocaute, no Dream 6. O adversário, Gegard Mousasi, foi o segundo e último a levá-lo à lona em 24 lutas, e agora está novamente em seu caminho, numa duelo fundamental para o brasileiro, no UFC 176, dia 2 de agosto, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Se vencer, Jacaré, quarto colocado no ranking da categoria peso-médio, se aproxima de uma disputa de título. Em seu corner, novamente, estará Rogério Camões, que começou a trabalhar como preparador físico do atleta logo após aquela derrota, e hoje o vê em outro patamar, mais afiado e sonhando com voos mais altos.

- Assistimos àquela luta, o Ronaldo estava melhor, mas se afobou um pouquinho. Tomou a pedalada e foi à lona. O vejo totalmente diferente para essa revanche. Hoje é um outro lutador. Virou perigoso em pé, tem a mão muito dura, está com o boxe em dia. Melhorou demais o wrestling e o grappling, está mais forte na queda. Hoje, o Jacaré faz um jiu-jitsu de MMA e naquela época era recém vindo do pano, das competições de kimono. Além disso, essa luta foi há muito tempo. Está tudo muito diferente. Fisicamente, o Jacaré tem uma qualidade muscular muito maior e uma técnica muito mais apurada - conta Rogerão.

Acompanhando o dia a dia de Ronaldo Jacaré, Rogerão afirma que o lutador está em franca evolução para alcançar a vitória sobre Mousasi e continuar subindo na categoria, tendo o cinturão como objetivo. E a tática para fazer o brasileiro sair do octógono com o triunfo é aprimorar ainda mais o seu ponto forte, o jiu-jitsu, apesar da evolução na luta em pé e no wrestling. Jacaré é cinco vezes campeão mundial de jiu-jitsu e já finalizou 14 oponentes em suas 20 vitórias no MMA.

- Estamos na fase específica do treinamento. Já estou trabalhando em cima do que vai ser a prioridade dessa luta. O Mousasi é um striker, trabalha muito bem em pé. Por isso, vamos procurar fazer do Jacaré forte para imprimir o jogo dele, que é no chão, apesar de estar com o boxe muito afiado. Estamos trabalhando em cima disso. Ronaldo é já um nome forte e top no MMA. Nosso foco é melhorar cada vez mais o jiu-jitsu dele - comenta o preparador.

Ronaldo Jacaré soma em seu cartel 20 vitórias no MMA e apenas três derrotas. No UFC, são três lutas e três vitórias, sobre Chris Camozzi e Yushin Okami, em 2013, e Francis Carmont, em fevereiro deste ano. A luta contra Mousasi, dono de um expressivo recorde de 35 vitórias, dois empates e quatro derrotas, será a primeira do brasileiro fora de seu país-natal, no Ultimate.