Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Surpresas, Londrina e Maringá começam a decidir o Paranaense-2014

Escrito por

O domingo não será dia de finais apenas no Sudeste brasileiro. Os estaduais de Santa Catarina, Paraná, Goiás e Bahia também começam a ser decididos nesta tarde. E cada final conta com uma particularidade, em especial a que reunirá Londrina e Maringá. A dupla começa logo mais, a partir das 16h, a decidir o Campeonato Paranaense deste ano, no Estádio do Café. Um confronto inesperado por não reunir nenhum time de Curitiba.

O Ituano surpreendeu chegando à final do Campeonato Paulista contra o Santos. Mas não há como negar: surpresa mesmo é a decisão do Paraná. Nada do trio formado por Atlético, Coritiba e Paraná. Os dois primeiros foram superados pela dupla Londrina e Maringá, respectivamente. É a primeira final com dois times do interior desde 1992, quando o Londrina superou o União Bandeirante.

Time tradicional no Paraná – já foi até campeão da Série B do Brasileiro de 1980 –, o Londrina vem se reerguendo desde que a empresa SM Sports, de propriedade dos empresários Sérgio Malucelli e Juan Figger, assumiu a gestão do futebol do clube, em 2011. O time treina no CT da empresa, por exemplo. No mesmo ano, o Tubarão levou a Divisão de Acesso do Paranaense (Segundona) e, no ano passado, foi o campeão do Interior.

– Planejamento, estrutura, boas condições de trabalho e salários em dia. Esses fatores fizeram a diferença. A cidade voltou a ter orgulho do time e a torcida tem feito a diferença – destacou Alex Brasil, gerente de futebol do Londrina, ao LANCE!Net.

MARINGÁ: O NOVATO ABUSADO

O oponente do Londrina, que completou 58 anos de história neste sábado, surpreende pela evolução. Fundado em 2010 como Alvorada Club, o Maringá é debutante na elite do futebol paranaense após ter levado a Divisão de Acesso do ano passado. O time ainda soma a conquista da Terceirona logo no primeiro ano de existência.

– Tiramos dinheiro do próprio bolso para bancar o time na fundação, somos um bebê no futebol. Estamos vivendo um sonho – disse Maicon de Paula, gerente de futebol do clube, ao L!Net.

O primeiro objetivo do Maringá em seu primeiro ano na elite era a permanência na Primeira Divisão. Não poderia ser diferente.

– A nossa meta era se manter (na elite). A segunda meta era se garantir entre os classificados, e depois passou a ser campeão – destacou Maicon, antes de citar como os resultados estão aparecendo no clube:

– O segredo é o trabalho. O time só vem em ascensão. É um trabalho muito bem feito da comissão aos atletas. Estamos sempre com os pés no chão. Não prometemos nada que não podemos cumprir.

Resta saber qual time seguirá surpreendendo e largará na frente nessa inesperada e muito aguardada decisão.