Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Stoichkov: ‘Criador’ de um novo termo ao brilhar pela Bulgária na Copa

Relembre momentos marcantes na carreira de Stoichkov (Foto: Arquivo LANCE!)
Escrito por

A Copa do Mundo de 1994 foi a quinta com participação da Bulgária. Porém foi a primeira vez que a seleção apareceu com algum destaque. E o principal astro da equipe foi Stoichkov, melhor jogador e artilheiro do Mundial, ao lado do russo Salenko. O quarto lugar foi tão surpreendente, que sempre antes dos Mundiais as pessoas apostam nas novas "Bulgárias de 1994".

A Bulgária já começou a surpreender nas Eliminatórias, quando pelo Grupo 6 deixou a poderosa França, sede da Copa seguinte, de fora. Ficou atrás apenas da Suécia, que voltaria a encontrar na disputa do terceiro lugar. Stoichkov já despontava como astro, mas curiosamente todos os seus cinco gols foram de pênalti.

O início da Copa não foi nada bom. Logo na estreia perdeu por 3 a 0 para a Nigéria. Mas a equipe se redimiu no jogo seguinte com uma goleada por 4 a 0 sobre a Grécia, com dois de Stoichkov. E novamente ambos de pênalti. A classificação veio na última rodada, com grande partida do camisa 8 na vitória por 2 a 0 sobre a Argentina, que já não contava com Maradona, flagrado no doping.

E o time cresceu. Nas oitavas, empate com o México por 1 a 1, com gol de Stoichkov. O jogo foi para os pênaltis e os europeus venceram por 3 a 1. O craque nem precisou bater. O auge veio mesmo nas quartas, contra a atual campeã Alemanha. Os búlgaros perdiam por 1 a 0, mas na reta final o camisa 8 marcou um gol e comandou a virada por 2 a 1. E equipe estava na semifinal.

Mas desta vez caiu. Stoichkov deixou o dele de pênalti, mas a estrela de Roberto Baggio brilhou mais. O craque italiano fez dois e levou a Azzurra para a decisão com o Brasil. A Bulgária acabaria perdendo a decisão de terceiro lugar contra a Suécia por 4 a 0.

A Bulgária se classificou para a Copa de 1998 e desta vez com expectativa. Mas saiu com apenas um ponto e decepcionou. No total, Stoichkov tem 84 jogos pela seleção e marcou 38 gols. Ainda foi técnico entre 2004 e 2007, mas sem grandes resultados.