Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Sina do Fogão: a cada estadual, um nacional para os rivais

Escrito por

O ditado popular diz que "há coisas que só acontecem ao Botafogo". E caso o Flamengo conquiste a Copa do Brasil, será o sexto ano que um rival do Glorioso levanta um caneco nacional logo após o Alvinegro conquistar o título do Campeonato Carioca. Maldição ou apenas coincidência?

A história começou em 1989. O Botafogo foi campeão estadual em cima do Flamengo após 21 anos de jejum. Mas aquele ano terminou com comemoração vascaína pois o Cruz-Maltino foi campeão brasileiro em cima do São Paulo.

No ano seguinte, a sina continuou. O Alvinegro foi bicampeão estadual, mas o Flamengo conquistou sua primeira Copa do Brasil. Então, o Botafogo teve um hiato de sete anos sem conquistas no Rio de Janeiro. Mas, para alegria da sua torcida, levou a Copa Conmebol de 1993 e o Campeonato Brasileiro de 1995 nesse período.

Dois anos após o histórico título de 95, o Botafogo conquistou o Estadual novamente. Mas os "deuses" do futebol voltaram a acabar com a alegria dos botafoguenses. O Vasco, liderado por Edmundo, foi campeão brasileiro naquele ano.

Entre 1997 e 2006, novo intervalo sem conquistas estaduais. Porém, com o atacante Dodô como destaque, o clube de General Severiano voltou a levantar o troféu de campeão carioca. E adivinha o que aconteceu? O Flamengo foi campeão da Copa do Brasil poucos meses depois.

FLU ENTRA NA BRINCADEIRA

Em 2010, o Botafogo chegava para disputar o título com o peso de ter sido vice-campeão nos três anos anteriores, sempre com o Flamengo como algoz. Mas a chegada de Loco Abreu deu um novo ânimo ao clube. E com um gol de cavadinha do uruguaio na decisão da Taça Rio, o grito de "É campeão", que estava entalado na garganta, saiu para espantar o fantasma rubro-negro.

Então, foi a vez de o Fluminense tirar o "monopólio" de Vasco e Flamengo. O Tricolor das Laranjeiras alcançou o título brasileiro após 26 anos de espera e manteve a "maldição".

O Botafogo detém o título estadual mais uma vez. E o Flamengo chegou até a decisão da Copa do Brasil, contra o Atlético-PR. Agora é a hora dos alvinegros unirem as forças para secar o arquirrival e acabar de uma vez por todas com essa escrita. Senão, é melhor pedirem aos jogadores para que nunca mais conquistem o título do Carioca.