Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Seletiva de Kart Petrobras anuncia sua 16ª temporada com novidades

Nuevo Gasometro (Foto: Alejandro Pagni/ AFP)
Escrito por

Após 15 edições, a Seletiva de Kart Petrobras, maior torneio de base e de maior premiação do Brasil, anuncia sua 16ª edição com novidades para os quatro melhores colocados da final. Agora, os pilotos receberão uma orientação de carreira para sequencia no automobilismo.

- A Seletiva foi criada com o objetivo de auxiliar os pilotos e o kartismo em modo geral. Não existe categoria de base no Brasil e o caminho para o automobilismo não é mais tão óbvio. Agora a gente vai ajudar com esse programa de orientação - disse Binho Carcasci, organizador da Seletiva.

O programa consiste em levar os quatro pilotos à Europa e auxiliá-los em treinamento de carreira. Entre algumas das ações, a Petrobras ofecerá testes em um simulador da Fórmula 1, possivelmente na Williams e acompanhamento físico e de capacidade de concentração com Nuno Cobra Jr., filho do ex-preparador de Ayrton Senna.

- A idéia da seletiva sempre foi essa, ajudar o piloto saindo do kart para o automobilismo. No início da seletiva, dávamos dinheiro, porque parecia ser a melhor alternativa, depois de 15 anos, vimos que isso não revertia em bons pilotos. Agora vimos que a grande importância é um ensinamento mais aprofundado para os pilotos para dar a chance de sucesso no automobilismo mundial - Paulo Carcasci, diretor técnico da seletiva.

Além dos testes, o piloto terá a chance de participar de um dia de testes em uma equipe de base da Europa (Fórmula 4 ou Renault), acompanhado por um coach, um dia para conhecer a equipe, além da participação em testes na Mitsubishi Racing Experience, com o ex-piloto Ingo Hoffmann.

- Se a gente puder aproveitar e ajudar o piloto brasileiro, como estamos fazendo na seletiva, é interesse da Petrobras.  - comentou Cláudio Thompson, diretor de patrocínios esportivos da Petrobras.

Mesmo com todos os auxílios de orientação, a Seletiva também oferecerá uma premiação em dinheiro, com 60 mil reais ao campeão, 5 mil ao melhor estreante e 1,5 mil ao melhor mecânico. Totalizando uma premiação de 250 mil reais, a Seletiva se mantém como a maior premiação de kart do Brasil.

- Antigamente, o piloto que visava chegar à Fórmula 1, tinha um caminho na Europa com duas ou três opções. Hoje, são várias categorias e caminhos a seguir. Sem orientação profissional, são grandes as chances de gastos mal feitos, desilusões financeiras e frustrações pessoais - completou Paulo.

Entre os pilotos que já disputaram a Seletiva, alguns correm hoje na Stock Car, como: Tuka Rocha, Allam Khodair, Sérgio Jimenez, Bia Figueiredo, Felipe Fraga, Rafael Suzuki, entre outros. Felipe Nasr, hoje piloto reserva da Williams na Fórmula 1, também disputou o torneio em 2008. Os próprios pilotos assumem que a mudança na premiação da Seletiva é benefica.

Fez falta a orientação. Quando fui para Europa, fui despreparado, com tudo diferente. Fiquei sozinho e não tinha ninguém pra me orientar. Já é difícil conseguir patrocínio pra correr lá, com um errinho ou outro no percurso, é ainda pior. Meu sonho sempre foi Fórmula 1, mas chegou uma hora que não dava mais, vendi tudo que tinha, minha família não podia mais me ajudar e eu não consegui chegar lá - comentou Sérgio Jimenez, piloto da Voxx Racing, na Stock Car.

Confira as etapas classificatórias para a Seletiva Petrobras de Kart e as datas da final:

Fase Classificatória -

17 de maio – Copa Petrobras Sorriso Campeão - Aldeia da Serra/SP
2 de agosto – Campeonato Brasileiro de Kart - Itu/SP
20 de setembro – Etapa em São Luís/MA
11 de outubro – Copa Brasil de Kart - Itumbiara/GO

Final -

27, 28 e 29 de outubro – Local a ser confirmado