Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Seleção de judô definida para o Grand Slam de Tóquio

Escrito por

Antiga Copa Jigoro Kano, o Grand Slam de Tóquio, no Japão, é um dos mais tradicionais torneios do calendário mundial e, por isso, uma das que mais distribui pontos para o ranking da Federação Internacional de Judô (FIJ), ficando atrás apenas dos Jogos Olímpicos, do Mundial e do World Masters. Por conta disso, a última competição da temporada 2013 será importante para os judocas brasileiros que não são titulares. Com a definição dos atletas que vão para o evento, entre 29 de novembro e 1º de dezembro, vinte e quatro vão buscar a permanência na equipe principal em 2014.

Os judocas que estiverem na zona de ranqueamento olímpico - até o 22º lugar no masculino e até o 14º no feminino sem descarte –, garantem automaticamente a manutenção da vaga entre os que recebem investimento direto da Confederação Brasileira de Judô (CBJ). Os que não conseguirem esse objetivo, terão que disputar a Seletiva Rio-2016 – Etapa II, no Rio de Janeiro, de 13 a 15 de dezembro.

A categoria médio tem como titular Tiago Camilo que não precisará disputar a Seletiva por ser medalhista olímpico. Os reservas Eduardo Santos (46º) e Eduardo Bettoni Silva (49º) vão em busca dos pontos que podem garantir a reserva imediata. Outros que buscam entrar na zona de ranqueamento olímpico são Eric Takabatake (32º) e Marcelo Contini (28º).

No feminino, estão em busca da dispensa da Seletiva Nathalia Brígida (28ª), Eleudis Valentim (19ª), Katherine Campos (18ª), Nádia Merli (17ª) e Rochele Nunes (24ª). A meio-médio Katherine, que foi titular do Brasil no Mundial do Rio, este ano, foi ultrapassada por Mariana Barros por conta dos bons desempenhos da adversária nos Grand Prix de Almaty e Tashkent.

- O ranking é muito dinâmico. Eu fiquei sem competir desde o Mundial e acabei caindo algumas posições. Então, vou para o Grand Slam para buscar pontos como faço em todas as competições. Logicamente, ter a oportunidade de ficar fora da seletiva, um processo muito duro pelo nível das atletas brasileiras, é uma motivação a mais - disse Katherine.

A delegação brasileira embarca para o Japão no próximo dia 25.


Confira abaixo a lista de convocados:

Feminino: Sarah Menezes (-48kg), Nathália Brigida (-48kg), Érika Miranda (-52kg), Eleudis Valentim (-52kg), Rafaela Silva (-57kg), Ketleyn Quadros (-57kg), Mariana Barros (-63kg), Katherine Campos (-63kg), Maria Portela (-70kg), Nádia Merli (-70kg), Maria Suelen Altheman (+78kg) e Rochele Nunes (+78kg).

Masculino: Felipe Kitadai (-60kg), Eric Takabatake (-60kg), Charles Chibana (-66kg), Luiz Revite (-66kg), Marcelo Contini (-73kg), Alex Pombo (-73kg), Eduardo Santos (-90kg), Eduardo Bettoni (-90kg), Renan Nunes (-100kg), Rafael Buzacarini (-100kg), Rafael Silva (+100kg) e David Moura (+100kg).