Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Seleção de cegos vai ao Japão para manter hegemonia no futebol de 5

Santa Cruz x América-RN - Roberto Fernandes (Foto: Antonio Carneiro/ LANCE!Press)
Escrito por

A Seleção Brasileira de futebol de cegos já está em Tóquio (JAP), para disputar o Mundial de futebol de 5. O torneio ocorre entre os dias 16 e 24 de novembro, no Yoyogi National Stadium Park. O time verde e amarelo é o único tricampeão, e vai em busca do tetra na competição que reunirá outras 11 agremiações.

– Somos o time a ser batido e todos que jogam contra a gente querem ganhar e aparecer. Mas temos muita experiência e maturidade. Estou na Seleção há 10 anos e nunca tivemos jogo fácil. Não vai ser agora – diz o treinador Fábio Luiz Vasconcelos, que entre 2003 e 2012 jogou na equipe.

O discurso de confiança se dá, pois o time brasileiro não perde uma competição há sete anos. O último título perdido pela equipe foi em 2006. Entre as vitórias estão: o Mundial de 2010, além da medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos de 2008 e 2012. Além disto, acumulou conquistas em competições como a Copa América e os Jogos Parapan–Americanos.

O esporte estreou nos Jogos Paralímpicos em 2004, e agora o Mundial ocorre de quatro em quatro anos.

Neste Mundial, Brasil e Argentina, que venceu os Mundiais de 2002 e 2006, estão em diferentes chaves. A Seleção é a cabeça de chave do grupo B, junto de Turquia, China e Colômbia. A Argentina vem no grupo C, com Espanha, Coreia do Sul e Alemanha. A chave A, por último, tem Japão, França, Paraguai e Marrocos.

A estreia do Brasil no torneio será no dia 17, contra a Turquia, às 2h da manhã.

ENTENDA O ESPORTE:

O futebol de 5 é apenas para pessoas cegas ou com deficiências visuais. São quatro jogadores de linha e um goleiro. Destes, apenas o arqueiro tem visão e não usa uma venda. O campo conta com 40mx20m, barreiras nas laterais e são dois tempos de 25 minutos. A bola conta com guizos, para facilitar sua localização. O ambiente de jogo é sem eco, e a torcida precisa fazer silêncio - apenas na hora de comemorar o gol é liberado o apoio.

CONFIRA A CONVOCAÇÃO:

Goleiros
Luan de Lacerda Gonçalves (AGAFUC-RS)
Vinícius Tranchezzi Holzsauer (APADV-SP)

Defensores
Cássio Lopes dos Reis (ICB-BA)
Damião Robson de Souza Ramos (APACE-PB)

Alas
Marcos José Alves Felipe (APACE-PB)
Raimundo Nonato Alves Mendes (ADVP-PE)
Gledson da Paixão Barros (ICB-BA)

Pivôs
Eduardo Júnior (URECE-RJ)
Jeferson da Conceição Gonçalves (ICB-BA)
Ricardo Steinmetz Alves (AGAFUC-RS)