Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Seleção Brasileira luta contra a ‘fase da morte’ em Copas do Mundo

Bandeiras - Quartas de Final da Copa
Escrito por

A fase de quartas de final foi o limite para a Seleção Brasileira nas últimas duas Copas do Mundo. O Brasil não chega a uma semi desde 2002, quando, com o mesmo Luiz Felipe Scolari, foi campeão. Historicamente, a etapa mais complicada é de fato a que a equipe vai tentar superar nesta sexta-feira à tarde, em Fortaleza, contra a Colômbia.

A "fase da morte" para a Seleção é as quartas, na qual o Brasil já foi eliminado cinco vezes. Além das últimas duas para Holanda (2010) e França (2006), houve eliminação para os franceses em 1986. Em outro formato de disputa, o Brasil foi eliminado no grupo com Argentina e Itália em 1982 e deu adeus nas quartas de final para a Hungria em 1954.

Os últimos dois tropeços em Copas fazem com que a Seleção não tenha no grupo atual nenhum jogador que tenha disputado uma semifinal. A última vez que isso aconteceu foi em 1994, quando o Brasil voltou a figurar entre os quatro (e foi campeão) após eliminações precoces.

Nas semis de 1998 e 2002, a Seleção sempre levou ao menos um jogador com tal bagagem no time.

O Brasil já perdeu a final duas vezes, caiu duas nas oitavas e duas na primeira fase. Em 1974 e 78, com outras fórmulas de disputas, a equipe foi eliminada em uma fase de grupos, mas disputou terceiro e quarto lugares da competição. Uma vez, em 1938, os brasileiros perderam na fase semifinal.

– Todo jogo é eliminatório e pode se perder. Eles têm de buscar no campo. Se perder, o outro for melhor, não vai terminar nossa vida como técnico, jogador – afirmou Luiz Felipe Scolari.

A avaliação dos jogadores é que o pior, em termos de pressão, passou contra o Chile, quando a maioria do grupo jogou um "mata" de Copa do Mundo pela primeira vez.

ELIMINAÇÕES DO BRASIL

2010: Holanda (quartas)
2006: França (quartas)
1998: França (final)
1990: Argentina (oitavas)
1986: França (quartas)
1982: Grupo ao lado de Argentina e Itália (quartas)
1978: Grupo ao lado de Argentina, Peru e Polônia (segunda fase)
1974: Grupo ao lado de Argentina, Holanda e Alemanha Oriental (segunda fase)
1966: Grupo com Portugal, Bulgária e Hungria (primeira fase)
1954: Hungria (quartas)
1950: Uruguai (final)
1938: Itália (semifinal)
1934: Espanha (oitavas)
1930: Grupo com Iugoslávia e Bolívia (primeira fase)