Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Seleção Brasileira de handebol se põe na história com ida à semi do Mundial

Jogadores brasileiros mais valiosos 5 (Foto: Reprodução/ Pluri Consultoria)
Escrito por

A vitória da Seleção Brasileira feminina de handebol sobre a Hungria garantiu bem mais ao time verde e amarelo do que simplesmente a vaga na semifinal do Mundial. O triunfo assegura o time dirigido por Morten Soubak entre os grandes da modalidade e também do esporte coletivo brasileiro.

A passagem a esta fase do torneio quebra uma supremacia europeia em vigência no handebol mundial. Desde 2003, quando a Coreia do Sul chegou à semifinal, nenhum outro time não-europeu havia conseguido ir tão longe na competição. O Brasil chegou muito perto, em 2011, mas caiu nas quartas de final contra as espanholas.

Vale lembrar que o Brasil também é o único time invicto do torneio. A Seleção bateu dois dos outros três semifinalistas na fase de grupos (Dinamarca e Sérvia), enquanto as polonesas sofreram dois reveses (Espanha e Noruega) ainda no período de classificação.

– Parabéns para as jogadoras. É um resultado histórico para o handebol brasileiro. Elas estão dando um passo enorme para o handebol nacional e estão colocando a bandeira do Brasil no handebol internacional – disse o dinamarquês Morten Soubak, técnico do Brasil.

A vitória também garantiu uma projeção inédita para o handebol entre as modalidades coletivas do Brasil. O esporte se põe agora ao lado do vôlei e do basquete (além do futebol), como únicos a terem alcançado um estágio tão avançado em seu respectivo Mundial.

A Seleção feminina de basquete tem como melhor resultado o título obtido por Hortência & Cia. no Mundial de 1994, na Austrália.

As mulheres do vôlei também obtiveram glória semelhante. Elas foram três vezes vice-campeãs do mundo da modalidade, em 1994, 2006 e 2010. O time ainda conta com um bicampeonato olímpico.

Nesta sexta-feira, o time dirigido por Soubak tenta dar um passo a mais e conseguir a classificação para a decisão do Mundial da Sérvia. O lugar na história, contudo, já foi obtido.