Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Seis anos após tragédia, Brasil de Pelotas volta forte e Fla vira trampolim

Escrito por

A dor daquele fatídico 16 de janeiro de 2009 ainda assola o coração do torcedor xavante. O Brasil de Pelotas não é mais o mesmo desde que o ônibus do clube tombou na BR-392 e três pessoas morreram. Prova disso é que apenas seis anos depois o clube conseguiu se recuperar e, enfim, se recolocar no cenário nacional com certo destaque. Para enterrar de vez o fantasma, o time quer usar o Flamengo, adversário desta quarta-feira pela Copa do Brasil, como trampolim. A reconstrução não tem sido nada fácil.

Em 2009, o Brasil de Pelotas era um time de respeito no cenário gaúcho após ter contratado Darnlei. As coisas pareciam se encaminhar para um ano positivo até o acidente fatal. O atacante uruguaio Claudio Milar, ídolo da torcida, o zagueiro Régis e o treinador de goleiros Giovani Guimarães foram as vítimas daquele dia. Os nomes se foram e o sentimento de derrotismo tomou conta do clube. Baseado na força do Estádio Bento Freitas e em uma campanha que diz que o Xavante é "uma torcida que tem um time", as coisas começaram a mudar.

Com apenas uma derrota em sete jogos no Campeonato Gaúcho desta temporada, o Brasil de Pelotas ocupa a quinta colocação (já foi líder) e quer surpreender os grandes. Tendo capacidade para aproximadamente 19 mil pessoas, o Estádio Bento Freitas tem sido o alçapão do clube e o Flamengo terá de superá-lo nesta quarta-feira, pela Copa do Brasil. Vale lembrar que o maior público do estádio foi exatamente em um Brasil x Flamengo, em 1985, vencido pelo time da casa por 2 a 0. Neste dia, o Rubro-Negro tinha em campo uma verdadeira seleção com Zico, Adílio, Andrade, Bebeto e outros craques.

No atual elenco do Brasil de Pelotas os destaques ficam pelo goleiro Eduardo Martini, que já teve passagens por Grêmio, Ponte Preta e Avaí, e o atacante Nena, autor do gol da vitória por 1 a 0 diante do Grêmio, na Arena do Grêmio, pelo Gaúchão deste ano.