Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Saque improdutivo é preocupação do Brasil na Liga Mundial de Vôlei

Luiz Gustavo - Treino da Seleção (Foto: Alexandre Loureiro/ VIPCOMM)
Escrito por

Uma possível explicação para o desempenho abaixo do esperado da Seleção Brasileira de Vôlei na Liga Mundial tem a ver com um fundamento que ainda não engrenou depois de oito jogos. O saque improdutivo preocupa o técnico Bernardinho, que nesta sexta-feira tenta vencer a Polônia, às 14h30 (de Brasília), em Cracóvia (POL), na briga por uma vaga na fase final.

Além da cobrança no fundamento persistir desde as primeiras rodadas, ou números ajudam a traçar o quadro. O melhor brasileiro nas estatísticas de saque da Liga ocupa apenas a 25ª colocação no chamado Grupo 1, que reúne as seleções das chaves A e B, as mais fortes. Trata-se do ponteiro Lipe, autor de cinco aces até o momento.

E MAIS:
> Aniversariante do dia, Lipe acredita em vitórias sobre a Polônia

O curioso é que todos os pontos foram marcados na mesma partida: vitória do Brasil sobre a própria Polônia por 3 a 0, em um dos jogos da etapa de Maringá (PR). No torneio, Lipe sacou 40 vezes, acertou 25 sem pontuar e errou dez. O líder do ranking é o russo Denis Biriukov, que conseguiu oito aces.

O segundo melhor brasileiro é Lucão, em 26º, com o mesmo número de sucessos que Lipe, mas aproveitamento pior. O problema, segundo o treinador, não é de hoje.

– No Brasil, os jogadores não sacam. O nível internacional é muito forte. O vôlei no país deu uma estacionada, não progredimos nesse fundamento. A inconsistência tem a ver com isso – avaliou Bernardinho.

Com oito pontos, o Brasil ocupa a terceira posição e luta para se classificar. A Polônia, com o mesmo número, mas melhor saldo de sets, está em segundo. A Itália lidera, com 19, e o Irã amarga a lanterna, com sete.

Como os italianos estão garantidos na fase final, por sediarem a etapa, o segundo e o terceiro colocado têm vaga assegurada. Hoje, os Irã enfrenta a Itália, às 11h30 (de Brasília), em Teerã.

O Brasil nas estatísticas da Liga Mundial

Pontuador

O ponteiro Lucarelli é o brasileiro que mais marcou pontos: aparece em quarto no ranking, com 110 pontos.

Defesa

Lucarelli é o melhor do Brasil no fundamento: é o quarto colocado nos números do torneio.

Ataque

Lucarelli também é o brasileiro mais bem posicionado nos número de ataque: é o oitavo na Liga.

Levantamento

Bruninho é o sexto melhor da Liga Mundial neste quesito.

Recepção

O líbero Mário Júnior é o nono colocado no fundamento.

Bloqueio

O melhor brasileiro é o central Sidão, em 10º. Ele marcou 17 pontos no fundamento até agora.