Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

São Paulo joga mal e é eliminado nos pênaltis pelo Penapolense

Rogerio Ceni (Foto: Tom Dib/ LANCE!Press)
Escrito por

Na reedição das quartas de final do Campeonato Paulista de 2013, vencida pelo São Paulo, o Penapolense se vingou no Morumbi na noite desta quarta-feira e fez história: pela primeira vez está na semifinal do Estadual. O adversário será o Santos, que goleou a Ponte Preta por 4 a 0, também nesta noite, na Vila Belmiro.

Após empate sem gols no tempo normal e uma atuação do Tricolor muito ruim, Rodrigo Caio desperdiçou sua cobrança de pênalti, defendida pelo goleiro Samuel, e o Pantera da Noroeste eliminou Rogério Ceni e cia por 5 a 4.


O JOGO

O Penapolense conseguiu igualar as forças com o time da casa pelo menos até os 20 minutos da etapa inicial. Marcou atrás da linha do meio do campo e, quando tinha a bola, avançou pelas pontas. Destaque para o atacante Alexandro, que atuou mais recuado pela direita e, em um lance de habilidade, deu caneta no experiente uruguaio Alvaro Pereira.

O Tricolor apostou nos passes em profundidade (mas nem todos certos) de Ganso e na velocidade de Osvaldo pela ponta esquerda do ataque. Como os cruzamentos não estavam sendo satisfatórios, os são-paulinos então resolveram arriscar de longe. Primeiro foi Douglas, que finalizou longe da meta de Samuel. Pouco depois, o goleiro fez grande defesa em arremate com força de Ganso. Wellington ainda arriscou sem perigo, o mesmo que Douglas Tanque fez do outro lado.

Destaque negativo para Douglas. Ao mesmo tempo em que ele teve a capacidade de chapelar um rival e se livrar de outros três, protagonizou dois lances bizarros: tropeçou sozinho ao tentar um domínio, livre de marcação, e foi encoberto pela bola ao receber passe e deixá-la quicar à sua frente.

Na volta do intervalo, o São Paulo demonstrou pouquíssima qualidade e, aparentemente, nervosismo por não conseguir fazer o jogo fluir. Do lado posto, Alexandro deu trabalho para Rogério Ceni e pancada de longe. Petrus, jogador "chato" de Penápoles, pediu pênalti em lance que se enroscou com Douglas.

O Tricolor seguiu sem criar, com muitos passes errados. Em uma jogada isolada, Ademilson deixou Luis Fabiano livre na entrada da área, mas o assistente Mauro André de Freitas marcou impedimento de maneira equivocada.

Nesse meio tempo, os torcedores são-paulinos nas arquibancadas cobraram raça, o que não faltou ao Pantera. Por outro lado, a equipe do interior sentiu o desgaste físico nos últimos minutos e errou muitos passes antes do confronto ser decidido em cobranças de pênaltis.

AS COBRANÇAS

Guaru, Petrus, Washington, Douglas Tanque e Neto não sentiram a pressão do Morumbi e superaram Rogério Ceni com tranquilidade. O São Paulo até começou bem, com Rogério Ceni e Luis Fabiano convertendo as suas batidas. O papel de vilão caiu nos pés de Rodrigo Caio, na terceira cobrança - o goleiro Samuel brilhou.

Na sequência, Ganso quase se juntou ao volante, mas o árbitro mandou voltar o arremate depois de nova defesa de Samuel, mas adiantado em relação à linha do gol. O camisa 10, enfim converteu, assim como Osvaldo. Mas o Penapolense teve 100% de aproveitamento e está na semifinal!


FICHA TÉCNICA:
SÃO PAULO (4) 0 X 0 (5) PENAPOLENSE

Local: Morumbi, São Paulo (SP)
Data/Hora: 26 de março de 2014, às 22h
Árbitro: Alessandro Darcie
Assistentes: Mauro André de Freitas e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo
Público/Renda: 16.955 torcedores/R$ 406.425,00
Cartões amarelos: Wellington, Luis Fabiano e Maicon (SAO); Alexandro, Petrus, Gualberto, Rodrigo Biro e Rodinei (PEN)

DECISÃO POR PÊNALTIS:
Rogério Ceni (gol), Luis Fabiano (gol), Rodrigo Caio (perdeu), Ganso (gol) e Osvaldo (gol) (SAO)
Guaru (gol), Petrus (gol), Washington (gol), Douglas Tanque (gol) e Neto (gol) (PEN)

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Douglas, Rodrigo Caio, Antonio Carlos e Alvaro Pereira; Wellington, Maicon e Ganso; Pabon (Ademilson, 13'/2ºT), Osvaldo e Luis Fabiano. Técnico: Muricy Ramalho.

PENAPOLENSE: Samuel; Rodinei, Jaílton, Gualberto e Rodrigo Biro; Liel, Washington, Petrus e Guaru; Alexandro (Neto, 34'/2ºT) e Douglas Tanque. Técnico: Narciso.