Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

São Paulo comemora 23 anos do tri do Campeonato Brasileiro

Banner para notas app Copa do Mundo
Escrito por

Há exatos 23 anos, o São Paulo comemorava pela terceira vez a conquista do Campeonato Brasileiro - de 2006 a 2008, o hexa seria construído. O título foi erguido após duas finais disputadas com o Bragantino, que havia sido campeão paulista no ano anterior, e deu início à era mais vitoriosa da história do clube. De 1991 a 1994, seriam dez taças levantadas sob o comando de Telê Santana.

O Tricolor terminou a primeira fase do Brasileirão na primeira colocação e ganhou o direito de jogar por dois resultados iguais na semifinal contra o Atlético-MG. Os são-paulinos levaram o regulamento debaixo do braço e avançaram à decisão, mas a vantagem passou a ser do Bragantino, que eliminou o Fluminense.

A primeira partida decisiva do Brasileirão de 91 aconteceu no Morumbi e o São Paulo sofreu para levar a melhor. Após confusão na área, a bola sobrou para Mario Tilico bater firme e garantir o 1 a 0 no placar. O resultado deu vantagem aos tricolores, que suportaram a pressão do Massa Bruta em Bragança Paulista e comemoram o tricampeonato nacional com empate em 0 a 0.

A taça acabou com a fama de pé frio do técnico Telê Santana e de amarelão do time são-paulino. Em 1989, com Carlos Alberto Silva no comando, o Tricolor havia sido derrotado pelo Vasco da Gama na decisão. No ano seguinte, já com Telê, revés para o rival Corinthians. O Mestre, treinador mais vencedor da história do clube, se vingaria a partir de 1991 com títulos também do Campeonato Paulista, Copa Libertadores da América, Mundial de Clubes, Recopa Sul-Americana (duas vezes cada) e a Supercopa Libertadores.