Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Santos baixa pedida por patrocínio e volta a conversar com a Caixa

Carol assume a responsabilidade de ser titular na Unilever (Foto: Alexandre Arruda/CBV)
Escrito por

Após passar 2013 sem patrocínio master e sofrer dificuldades financeiras por conta disso, o Santos foca na busca por anunciantes para o próximo ano e, com nova estratégia, acredita que pode fechar novos acordos em breve. O Peixe, inclusive, voltou a conversar com a Caixa Econômica Federal, banco que patrocina diversos clubes do Brasil, e negociou sem êxito com o Alvinegro no passado.

O acerto com a estatal não aconteceu na época pois a pretensão santista era maior do que os cerca de R$ 18 milhões oferecidos. No começo desta temporada, o Comitê de Gestão do Santos acreditava que poderia fechar o patrocínio principal por até R$ 25 milhões. Porém, antes inflacionado, o mercado publicitário no futebol sofreu retração. Além disso, o Peixe viu o astro Neymar sair, o ano passar e nenhuma empresa aceitar pagar o que o clube queria. Hoje, dirigentes reconhecem que a estratégia de não “baixar a régua” antes foi errada.

Atualmente, o Santos trabalha com um número mais modesto como meta: R$ 20 milhões por ano.

Embora tenha reduzido a pedida, o departamento de marketing alvinegro não tem tido facilidade na prospecção do mercado. O fato de a Copa do Mundo do ano que vem ser no Brasil faz com que muitas empresas foquem no evento e as seleções envolvidas e não nos clubes.

Mesmo assim, o clima é de otimismo. Recentemente, Fernando Montanha, gerente de marketing santista, afirmou ter negociações avançadas com quatro companhias. Ele confiava em um acerto neste mês, mas o prazo foi adiado para janeiro. O L! apurou que, além da Caixa, outras duas empresas tratam com o Peixe, que também busca um patrocínio para as mangas da camisa.


Pressa para poder focar em outras ações

Conseguir um patrocínio master e para as mangas da camisa é o principal objetivo do departamento de marketing santista. Com isso, os funcionários do setor não têm conseguido dedicar o tempo e a atenção que gostariam para outros ações. Por isso, a diretoria tem pressa e quer fechar os novos anunciantes o quanto antes para pode voltar esforços a outros assuntos.

Depois de fechar o patrocínio, o foco passará a ser no licenciamento de produtos, ações para sócios, fidelização de torcedores, entre outros.

Atuais patrocinadores do Santos

Seara
Empresa de laticínios patrocina o clube desde o começo de 2010. Já foi a principal anunciante e, desde o começo do ano, estampa sua marca no ombro da camisa. Atualmente, empresa paga cerca de R$ 3 milhões por ano. Permanência para 2014 é possível, mas ainda não foi confirmada pelas partes.

CSU
Além de patrocinar o Peixe, é administradora do programa Sócio-Rei. Clube ainda não divulgou se o contrato que termina no final do ano será renovado. A empresa estampa sua marca dentro do número da camisa santista. Valores da parceria não foram divulgados, mas estima-se que seja de aproximadamente R$ 2 milhões.

Corr Plastik
No fim de 2012, empresa de tubos e conexões acertou patrocínio de duas temporadas com o Santos por R$ 3,5 milhões ao ano. Marca é exposta no calção da equipe e na barra da camisa. Neste ano, a companhia também acertou patrocínio pontual para três jogos, sendo um deles o amistoso com o Barcelona no qual o Peixe foi goleado.

Minds
Outro patrocinador cujo contrato com o Santos acaba no fim deste ano. Rede de escolas de idiomas, que conta com 26 unidades, anuncia na camisa da equipe desde o começo desta temporada. Marca é exposta próxima ao colarinho da camisa alvinegra. Valores do acordo não foram divulgados, mas giram em torno de R$ 2 milhões.