Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Saiba como são os planejamentos de Bahia, Vitória e Sport para 2014

Torcedores da Portuguesa voltam a protestar na Avenida Paulista (Foto: Reginaldo Castro/ LANCE!Press)
Escrito por

Bahia, Vitória e Sport representarão o Nordeste na Série A de 2014 e tentarão surpreender os gigantes do Sul e do Sudeste, sempre favoritos. Serão três equipes da Região assim como em outros cinco anos desde que os pontos corridos foram adotados, em 2003. Seguir na elite é o grande desafio dessas equipes, que dependem de planejamentos eficazes – O Vitória provou isso ao quase se classificar para a Libertadores. Veja um pouco do que tem sido feito nesses três clubes.

O Bahia passa por uma verdadeira reformulação. Jogadores como Fernandão, William Barbio e Marquinhos Gabriel já saíram, enquanto Galhardo, do Santos, e Branquinho são algumas das novidades dentro de campo. Fora dele, o técnico Marquinhos Santos e o diretor de futebol William Machado chegaram. O desafio da dupla será grande, pois o Tricolor lutou contra o rebaixamento desde que retornou à elite do Brasileirão, em 2012.

O Vitória encerrou o ano em alta: fez a segunda melhor campanha no returno do Brasileirão, fechando a competição em quinto lugar. Ney Franco segue no comando do Leão, que não conseguiu manter os zagueiros Kadu e Victor Ramos, mas renovou com os laterais Ayrton e Juan e segue negociando para manter Escudero, vinculado ao Boca Juniros, e Maxi Biancucchi.

– Estamos muito próximos de renovar com o Escudero. Ele gostou do clube e da cidade, assim como a sua família, que não quer ir embora. A diferença do que ele pediu e do que nós podemos pagar já diminuiu. Estamos otimistas – destacou Epifânio Carneiro, vice-presidente do Vitória, ao LANCE!Net, antes de citar o caso de Maxi:

– A distância para ele é um pouco maior, mas acreditamos na sua permanência.

Já o Sport, terceiro colocado na Série B-2013, renovou com o técnico Geninho e busca manter o atacante Marcos Aurélio, de 32 gols no ano, além de repatriar o zagueiro Durval, ex-Santos. O primeiro pertence ao Internacional, que não está disposto a seguir pagando parte do salário do jogador, o que tem sido uma dificuldade a mais para o Leão, ciente das dificuldades que terá no primeiro ano do seu retorno à elite.

– Precisamos de um planejamento sem erros para 2014 – pontuou Nei Pandolfo, diretor executivo de futebol do clube, ao L!Net.

OPINIÕES DIRETO DO NORDESTE 

O Nordeste terá três representantes na Primeira Divisão do ano que vem. Como será o planejamento dos clubes para a disputa da Série A? Haverá muita movimentação de transferências?

Epifânio Carneiro
Vice-presidente do Vitória
O bom fim de temporada nos motiva para 2014 e teremos um time forte. Mas existe uma certeza: o Vitória terá os pés no chão. Seguiremos com a política de pagar salários em dia. Não abrimos mão disso. É a nossa filosofia.

Nei Pandolfo
Diretor executivo de futebol do Sport
Esperamos montar um time qualificado já para o início do ano, quando teremos Copa Nordeste, Estadual e Copa do Brasil. Não queremos outro time para o Brasileiro. Com a parada para a Copa, poderemos fazer alguns ajustes.

Miro Palma
Setorista do Bahia no "Correio"
É uma diretoria nova e sem experiência. O Bahia passa por dificuldades nos cofres e prometeu que não vai extrapolar o orçamento para a próxima temporada. As contratações serão realizadas com cautela e estudo.

SOBE E DESCE NO NORDESTE

SOBE

DAMIÁN ESCUDERO
O meia argentino foi liberado pelo Boca Jrs e deve acertar a renovação com o Vitória em breve.

MARCOS AURÉLIO
Artilheiro do Sport na temporada, com 32 gols no ano, o atacante é uma das prioridades no Sport.

MARCELO LOMBA
Grande destaque do Bahia, foi chamado de "nosso Rogério Ceni" pela diretoria do Tricolor baiano.

JUAN
O lateral-esquerdo reencontrou o bom futebol pelo Vitória. O Rubro-Negro renovou com o jogador para a temporada 2014.

FEIJÃO
O volante marcou o milésimo gol do Bahia no Brasileirão e tem o nome ligado ao Flamengo para o ano que vem.

... E DESCE

GABRIEL SANTOS
O defensor chegou como solução para a zaga do Sport, mas não rendeu e foi dispensado.
DEOLA
Depois de se lesionar, perdeu espaço para Wilson no gol do Vitória. Não renovou com o Leão para o próximo ano.

FREDDY ADU
O "novo Pelé" norte-americano chegou cheio de bossa ao Bahia, mas entrou em campo raras vezes. Foi uma decepção.

MICHEL
O volante começou a temporada no Vitória como titular absoluto. Perdeu espaço e é cotado para deixar o Rubro-Negro.

CHUMACERO
O volante boliviano não agradou na temporada pelo Sport e voltará de empréstimo ao The Strongest em 2014.