Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Por ritmo, concentração e treino de luxo, Santos não terá time todo reserva

Francês Alain Giresse disputa bola com Sócrates e Elzo, durante o jogo das quartas de final da Copa do Mundo entre França e Brasil, em 1986 (Foto: AFP)
Escrito por

O técnico Enderson Moreira relacionou os principais jogadores do Santos para a partida deste domingo contra o Internacional, às 17h, na Vila Belmiro. Pode parecer contraditório, mas a decisão de não escalar time totalmente reserva no Brasileiro tem relação com a disputa da semifinal da Copa do Brasil, quarta-feira, contra o Cruzeiro.

Apesar do temor por lesões, a comissão técnica alvinegra entende que a partida pode ser utilizada também para condicionar os atletas, uma espécie de treino de luxo. O entendimento também é de que poupar titulares pode até ser prejudicial, já que poderia tirar o ritmo deles. Assim, a escalação para o duelo da 32 rodada do Brasileirão será decidida por Enderson Moreira (que é formado em Educação Física) em conjunto com o fisiologista, Luís Fernando de Barros, e o preparador Marco Alejandro.

Outro motivo para relacionar os titulares para o confronto contra o Inter foi a possibilidade de controlar a alimentação e o sono dos santistas na concentração, o que não ocorreria se eles tivessem que apenas treinar hoje no CT Rei Pelé.

Contudo, ter todos os atletas à disposição não quer dizer que Enderson utilizará força máxima contra o Colorado. Arouca, por exemplo, apresenta alto nível de creatina quinase (CK), fator utilizado para medir o risco de lesões musculares. Robinho também está desgastado e chegou a pedir para ser poupado do duelo contra o Inter. Já Lucas Lima vive grande fase, e o único meia que o Peixe tem além dele é o jovem Serginho, de só 19 anos.

Enderson faz mistério. A única certeza é que o zagueiro David Braz, suspenso, será substituído nesta tarde por Bruno Uvini.

– A única coisa que me fará tirar um jogador é se alguém apresentar algum problema. O jogo é na Vila, isso ajuda muito, então vamos analisar – disse o treinador na quarta.

Enderson não diz, mas tem definidas suas prioridades. Uma vitória neste domingo deixa o Santos a cinco pontos do G4. Ganhar na quarta, deixa o time a dois jogos de um título.