Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Rio apela a patrocinadores para fazer fan fest da Copa

Brasil x Austrália - Luiz Gustavo (Foto: Vanderlei Almeida/ AFP)
Escrito por

Para não gastar dinheiro público em um evento privado, o Rio decidiu achar um patrocinador para a realização de sua fan fest da Copa do Mundo-2014. Arcar com os custos da instalação, que reúne torcedores para a promoção e exibição dos jogos, é uma obrigação da sede do Mundial.

- No dia dez lançaremos o caderno de encargos, o mesmo modelo usado no carvanal e réveillon. Podem concorrer empresas que já patrocinam a Copa ou qualquer outra que não entre em conflito com as marcas oficiais. Um banco não pode, porque existe uma instituição financeira patrocinadora - disse o secretário Especial de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello.

Durante a segunda noite de desfiles das Escolas de Samba do grupo A do Rio, no Sambódromo, no sábado, Antonio Pedro disse que a modalidade decidida para a escolha do patrocinador permitirá que em um mês o vencedor seja conhecido. E a prefeitura não receberá dinheiro no fim do processo.

- Vamos listar várias obrigações e serviços. A concorrência não é por proposta financeira. A empresa que oferecer o melhor plano para atender ou até superar o que foi relacionado será a vencedora - frisou o secretário especial de Turismo.

A fan fest carioca será instalada na Praia de Copacabana. E, de acordo com Antonio Pedro, a vantagem principal de quem tiver o direito de explorá-la será as diversas maneiras de exibição da marca da empresa.

- Quem ganhar vai ter de colocar na fan fest o nome dos patrocinadores oficiais. Mas poderá fazer inúmeras atividades para promover sua marca. Por exemplo, distribuir brindes. Algo que os outros patrocinadores da Copa não poderão fazer - afirmou Antonio Pedro.

____________________________________________

Uma economia de R$ 10 milhões

A opção por achar um patrocinador para a fan fest fará com que a prefeitura do Rio deixe de gastar entre R$ 10 milhões a R$ 15 milhões, de acordo com o secretário Especial de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello. Mas essas cifras poderão até oscilar para mais ou menos ao término do processo de escolha.

- A concorrência vai listar os serviços. Se uma empresa comprovar que faz por R$ 5 milhões, está certo. Se outra aparecer, comprovar e apresentar um projeto de R$ 30 milhões bem superior ao outro, será a vencedora - frisou Antonio Pedro.

De acordo com o secretário Especial de Turismo, o que determina a vitória de uma empresa é a qualidade dos serviços oferecidos e não o valor da proposta, alta ou baixa. Por isso, no modelo de caderno de encargos, não há fixação de valores.

______________________________________________

Com a palavra

Antonio Pedro Figueira de Mello
Secretário Especial de Turismo

É evento privado, não vamos pôr dinheiro

cidade do Rio ao aceitar ser sede da Copa também aceitou a obrigação de realizar a fan fest. Um evento onde a Fifa ao vender cotas de patrocínio diz a seus patrocinadores que terão suas marcas exibidas nela.

Mas nós não vamos colocar dinheiro público em um evento privado. Até porque, no contrato que assinamos, não diz que a fan fest precisa ser realizada com dinheiro público, pode ser privado também.

E o Rio de Janeiro tem um apelo midiático que é indiscutível algo que, talvez, outras cidades não tenham e dificultem essa captação. Qualquer empresa quer ligar seu nome à cidade por tudo o que ela representa e vamos nos aproveitar desse potencial de atração.

Já recebemos o aval da Fifa e seguiremos o modelo adotado para contratar as empresas responsáveis pelo carnaval de rua e o réveillon. Nesse modelo, não há dinheiro envolvido, mas uma série de tarefas que precisarão ser cumpridas.